Publicado em 11/02/2015
Fonte: Economia/Terra
Uma volta pelas ruas de qualquer grande cidade brasileira pode deixar a impressão de que cada grande marca de carro tem apenas um modelo a oferecer. Isto porque os designers parecem seguir, com cada vez eficiência, uma única tendência de design. E mais, essas linhas mestras de design parecem influenciar não só os carros de uma única marca, mas de todo o mercado.
Apesar de haver lançamento após lançamento, o consumidor já percebe que, cada vez mais, os carros se parecem entre si e perdem identidade. Com a adoção de grades frontais com o mesmo visual, ou de linhas laterais quase idênticas, alguns modelos chegam a confundir quem quer adquirir um veículo.
“Uma tendência se forma a partir da escolha de alguns atributos que todos parecem gostar e que acabam virando modismo. Uso de linhas retas, curvas, superfícies mais arredondadas - todas essas características podem se encaixar na tendência”, explica Marcelo Oliveira, coordenador do curso de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “E mais, todo designer sonha em desenhar um Aston Martin ou uma Ferrari, por exemplo. Aí, muitos acabam importando elementos dos mesmos carros e isso vira tendência”.
Para o mestre em Engenharia Automotiva e coordenador do curso de Engenharia da Mackenzie Campinas, Luiz Vicente Figueira de Mello, a engenharia também tem parte da culpa pela crescente semelhança entre carros.
“As montadoras usam a mesma base para vários modelos de veículo e, assim, cada vez mais veículos disputam a mesma plataforma. Isto está associado à motorização, já que não temos o mesmo número de motores que veículos”, explica.
Utilizar a mesma plataforma é uma forma de reduzir custos de produção. "Nem sempre os veículos são do mesmo segmento. Se pegarmos o grupo Volkswagen, por exemplo, a mesma plataforma é utilizada no Porsche e no Audi T7 - Touareng, da Volks, e a Cayenne, da Porsche, também usam a mesma plataforma. Em alguns casos, o carro acaba ficando parecido”, explica Figueira de Mello.
Identidade de marca
Embora haja uma série de fatores que contribuam para que os carros estejam cada vez mais parecidos, um é mais forte que todos os outros: o desejo das montadores de terem a chamada identidade de marca no design. Com ela, os mesmos elementos são usados em carros de toda a linha para criar uma espécie de fio que une os produtos. “Se estabelece uma linguagem. A BMW Série 1, por exemplo, não poderia ser diferente do resto da linha", afirma Marcelo Oliveira, do curso de design do Mackenzie.
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