Publicado em 29/01/2015
Fonte: Automotive Business
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) concluiu o seu primeiro ano de atividades após fusão e reestruturação da empresa com significativa queda no lucro líquido. O resultado caiu 67,6%, para € 632 milhões em 2014, afetado por despesas financeiras de € 2,04 bilhões que a companhia teve ao longo do ano. Mesmo com a redução evidente, o grupo defende que o resultado estava dentro do previsto, já que, ao ajustar itens não-usuais, o montante chega a € 955 milhões, superior aos € 943 milhões registrados em 2013.
Em comunicado a fabricante enfatiza que conseguiu cumprir as metas para o ano, divulgadas por Sergio Marchionne no último mês de maio. Foram vendidos 4,6 milhões de veículos da fabricante no mundo, com crescimento de 6% puxado pela demanda na região Nafta e pela boa performance da Jeep, que superou pela primeira vez a marca de 1 milhão de emplacamentos.
As receitas da companhia avançaram 11% na comparação com 2013 e somaram € 96,1 bilhões, também puxadas pelo desempenho no Nafta. A região Apac, que inclui mercados como China, Índia, Japão, Austrália e Coreia do Sul, também impulsionou o crescimento.
A Fiat Chrysler alcançou Ebit (lucro antes de juros e tributos, que equivale ao resultado operacional) de € 3,22 bilhões, com incremento de 7% sobre o resultado registrado no ano anterior. O montante foi impactado por itens extraordinários que somaram € 428 milhões. Estão inclusos neste valor o entendimento com a união dos trabalhadores da Chrysler nos Estados Unidos e a desvalorização da moeda venezuelana, que impactou a operação da FCA na região.
Na América Latina o Ebit teve queda de € 330 milhões como reflexo da redução dos volumes na região. Houve ainda impacto de € 51 milhões causado por mudanças no câmbio e de € 45 milhões em custos para o início da operação da nova fábrica brasileira, em Goiana (PE).
Além de concluir a incorporação dos negócios da Chrysler, a FCA teve uma série de momentos importantes em 2014. A estrutura corporativa foi reorganiza e o grupo divulgou plano com metas de negócios para cinco anos. Além disso, a companhia abriu capital nos Estados Unidos.
AMÉRICA LATINA
As vendas na América Latina somaram 827 mil veículos em 2014, com redução de 13% na comparação com 2013. O faturamento no continente alcançou € 8,6 bilhões, com queda da mesma proporção, de 13%. A Fiat manteve a liderança no mercado brasileiro, com market share de 21,2% e conquistou o topo do ranking de vendas com o Palio, que superou o Volkswagen Gol. Na Argentina o grupo respondeu por 13,4% do total negociado no mercado de veículos novos.
PROJEÇÃO 2015
A FCA espera continuar cumprindo em 2015 o plano de metas traçado para os próximos anos. As vendas devem ficar entre 4,8 milhões e 5 milhões de unidades, com receitas de € 108 bilhões. O Ebit é estimado para entre € 4,1 milhões e € 4,5 milhões, já o lucro líquido pode alcançar de € 1 bilhão a € 1,2 bilhão, descontando itens extraordinários.
O ano será marcado pela inauguração da fábrica brasileira de Goiana (PE), o maior empreendimento da companhia no mundo é também um marco para a indústria brasileira, já que criará um novo polo de produção automotiva no País.
Envie para um amigo