Publicado em 20/01/2015
Fonte: Notícias Automotivas
Para comemorar seus 16 anos, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) se prepara para receber a linha de produção da nova geração do Golf, ao lado dos compactos Fox, CrossFox e SpaceFox. De acordo com o divulgado da montadora, a unidade recebeu um investimento de R$ 520 milhões para fabricar o modelo, que inclusive já teve sua primeira carroceria montada.
A fabricação do novo Volkswagen Golf está inserida no conceito global “Think Blue. Factory.”, que estabelece a meta para que todas as fábricas da Volkswagen em todo o mundo melhorem em 25% seus indicadores ambientais de consumo de água e energia, de emissão de gás carbônico e de geração de resíduos e solventes até 2018, em relação a 2010.
Com isso, o processo de armação da carroceria do hatch deve gerar uma economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica em relação aos equipamentos convencionais, através do uso de nova geração de robôs e pinças de média-frequência.
A equipe que estará envolvida na produção do modelo, com mais de 2 mil funcionários, está passando por treinamentos teóricos e práticos desde o ano passado.
Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a unidade fabril paraense emprega mais de 3 mil pessoas e já soma 2,3 milhões de unidades produzidas. A geração anterior do Golf era fabricada por lá desde 2007 (a quarta versão, com mudanças no visual).
O novo Volkswagen Golf nacional vai ser equipado com a versão flex do motor 1.4 TSI, assim como o sedã Jetta, que também passará a ser produzido no Brasil. Deverá haver ainda uma versão mais básica equipada com o motor 1.6 litro 16V de 120 cv da Saveiro. A planta de São José dos Pinhais vai receber em breve a linha de produção do A3 sedã e do utilitário-esportivo Q3.
Envie para um amigo