Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ford promove maratona na Campus Party para democratizar tecnologia automotiva

Publicado em 20/01/2015

Ação será realizada durante 8° edição do evento, em fevereiro

Fonte: Agência Estado de Minas Gerais

Com crescimento de 0,61 ponto porcentual na participação de mercado em 2014 ante 2013, resultado que a manteve como a quarta maior montadora do Brasil, a Ford vai promover uma maratona de desenvolvimento de software, conhecida como "Hackathon", durante a oitava edição da Campus Party, que será realizada em São Paulo no mês de fevereiro.

Segundo a empresa, o evento faz parte do objetivo global da marca de democratizar tecnologia automotiva para os chamados carros de entrada - os mais baratos do mercado.

Os participantes da maratona serão incentivados a desenvolver, individualmente ou em dupla, programas para as plataformas iOS e Android que tragam vantagens, conforto ou melhorias para os motoristas e que sejam compatíveis com o SYNC App Link, já usado no Novo Ka.

O sistema permite o acesso aos aplicativos dos smartphones via comando de voz, sem que o motorista precise retirar as mãos do volante. "Seremos a primeira montadora a organizar uma Hackathon no País", diz o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb.

"Nosso objetivo é democratizar tecnologias, trazê-las para um grupo de motoristas como os do Novo Ka, que é um carro de entrada", afirmou. O vice-presidente lembra que, atualmente, por meio do SYNC, o Novo Ka (que será o prêmio do ganhador da maratona) tem um sistema que é programado para fazer uma ligação automática ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em caso de acidente com o veículo, informando a localização e conectando passageiros com os atendentes para o resgate.

"Não vamos tirar o pé do acelerador nem sair da sincronização internacional da empresa por causa da situação de mercado de hoje. Ao contrário, estamos em um gap competitivo, e você ataca isso com coragem e investimento em inovação", afirmou o vice-presidente da Ford.

Ele reconhece que o setor automotivo brasileiro vive claramente um "declínio" das vendas, resultado de quedas das demandas nos mercados interno e externo. Segundo ele, isso tem pressionado toda a cadeia automotiva, desde as montadoras às fabricantes de autopeças.

A longo prazo, contudo, Golfarb prevê que a tendência é de crescimento do mercado automotivo. "Acho que essa recuperação vai depender do seguinte: estamos fazendo a lição de casa. Estamos na fase de resolver problemas para poder crescer", diz o executivo.

"Não arriscaria uma data (para a recuperação), mas insisto que a nossa visão de longo prazo é de crescimento." De acordo com ele, a previsão da empresa de investir R$ 4,5 bilhões no Brasil entre 2011 e 2015 está mantida.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube