Publicado em 20/01/2015
Fonte: Autodata
Esta modificação já havia sido anunciada no ano passado e era defendida pela Anfavea. A entidade queria essa mudança de categoria, pois estava acontecendo distorção nas estatísticas de vendas há 10 anos. Essa alteração, que irá ampliar ligeiramente o volume de carros de passeio vendidos no Brasil, será percebida já em fevereiro, quando os dados do mercado de janeiro forem divulgados pela Anfavea.
A conta é simples. Em 2014, os automóveis tiveram queda de 9,4%, terminando o ano com 2,5 milhões de unidades vendidas, enquanto os comerciais leves (onde estavam incluídos os SUVs e crossovers) cresceram 1,6%, fechando a temporada com 829 mil vendidos. Em torno de 300 mil comerciais leves eram utilitários esportivos, e se estivessem contabilizados no segmento dos carros de passeio, reduziriam a queda para 8%. Por sua vez, os comerciais teriam alta de apenas 0,4%.
Os utilitários esportivos cresceram 4% em 2014 e espera-se alta ainda maior em 2015, pois cerca de novos modelos surgirão nas lojas, apesar do fim já anunciado do Mitsubishi TR4. Destes 10, pelo menos dois deverão ter grandes volumes de vendas, mais o Jeep Renegade e menos o Peugeot 2008.
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