Publicado em 21/10/2014
Fonte: AutoData
Segundo dados revelados pela Anfavea nas cidades com até quinhentos mil habitantes a comercialização de veículos cresceu 73% de 2007 a 2013. No mesmo período os municípios menores, com até cinco mil moradores, viram o volume de licenciamento evoluir 142% – número quase três vezes maior que a elevação média de vendas do País no comparativo, de 53%.
Nas cidades com cinco mil a dez mil habitantes o crescimento foi de 124%. À medida que cresce o número de moradores, diminui a alavancagem das vendas no período (veja quadro abaixo). Quando se comparam as vendas de municípios com mais de 10 milhões de habitantes – caso apenas de São Paulo – nota-se que o volume de vendas aumentou apenas 6% nos últimos cinco anos.
Segundo Luiz Moan, presidente da Anfavea, a explicação para o fenômeno é simples: nas cidades menores o crescimento da renda per capita foi maior nos últimos anos.
“Nos municípios de cem mil a quinhentos mil habitantes a renda cresceu até 55% nesse período e muitos consumidores compraram seu primeiro veículo 0 KM. Enquanto isso nas regiões metropolitanas as compras foram majoritariamente de reposição.”
De acordo com Moan o estudo realizado pela associação, baseado em dados do Renavam, pode auxiliar os municípios a elaborar de maneira mais eficiente seus planos diretores. “É possível fazer uma projeção de frota e criar infraestrutura para que a fluidez do trânsito não seja um problema nessas pequenas cidades em 2050.”
Por região o Centro-Oeste apresentou o maior crescimento de vendas nos últimos cinco anos: ali o volume de licenciamentos cresceu 68,4% no período. O Sul aparece na sequência, com alta de 67,5%, seguido por Nordeste, com 61,2%, Norte, com 59,3% e Sudeste, com a menor taxa de crescimento, 42,3%.
Enquanto a média de habitantes por veículos é de 5,4 no País, na região Sul é de 3,6 e no Sudeste de 4,1. Centro-Oeste aparece com índice de 4,7.
O Norte, com 13,7 habitantes para cada veículo, e o Nordeste, com 12,1, são as duas regiões mais promissoras para a venda de grandes volumes de automóveis nos próximos anos, segundo a Anfavea.
Olhando os números ainda mais de perto é possível constatar que a média de habitantes por veículo no município de São Paulo é a menor do País, de 3, enquanto a da região metropolitana paulista fica em 3,3. Nas demais regiões metropolitanas o índice é de 4,7.
Envie para um amigo