Publicado em 20/10/2014
Fonte: Automotive Business
Impulsionada pelo Inovar-Auto, a América do Sul ganhará em 2015 a primeira edição da ISSA – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Automotiva (Industrial Suplly South America), promovido pela Hannover Fairs Sulamérica (HFSA), subsidiária da Deutsche Messe AG. A versão brasileira do evento, que ocorrerá entre 15 e 17 de setembro do ano que vem, é inspirada na feira que acontece anualmente na Hannover Messe, Alemanha, e criada para suprir a necessidade da indústria nacional por fornecedores qualificados.
Como característica, a feira será no formato reverso, no qual as montadoras receberão o público que busca oportunidades para fornecer para estes fabricantes. O lançamento da ISSA foi realizado no dia 15 de outubro, em Joinville (SC), cidade que sediará o evento no Brasil, e contou com a presença de representantes do Sindicato da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira da Indústria de Ferramentaria (Abinfer), Associação Brasileira da Indústria de Fundição (Abifa), Associação Empresarial de Joinville (ACJI), além de Sebrae, Senai, Bolsa de Negócios, Câmara Brasil-Alemanha e Expoville.
“Com o Inovar-Auto as montadoras instaladas no Brasil precisam ampliar a nacionalização dos componentes dos veículos e está na pauta de todas buscar e qualificar fornecedores locais”, afirmou o diretor da ISSA, Valério Regente.
A feira reunirá OEMs, fornecedores nacionais, internacionais, que tenham interesse em investir no mercado brasileiro, e fornecedores em potencial, que tenham interesse em coletar informações e receber o suporte necessário para que seu produto atinja o nível de qualidade exigido pelos padrões da indústria automotiva, sem custo de visitação para profissionais do setor.
“O que acontecerá se as montadoras começarem a comprar mais dos fornecedores brasileiros? Está se criando uma super demanda que, num primeiro momento, teremos dificuldade em atender, mas se a indústria brasileira se capacitar para alcançar o nível exigido pelas montadoras aqui instaladas, o efeito será de muitas e boas oportunidades em toda a cadeia produtiva,” acrescenta Christian Dihlmann, membro do conselho deliberativo da ACJI.
A ISSA ocorrerá na semana anterior ao Encontro Brasil-Alemanha, que Joinville também sediará em 2015, promovendo maior movimentação de turismo cultural e de negócios. “As feiras são a porta da frente para empresários estrangeiros interessados em investir no País e Joinville e região têm características muito atrativas para novos negócios”, conclui Regente.
Envie para um amigo