Publicado em 14/10/2014
Fonte: Michele Loureiro para AutoData
Balanço divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 9 de outubro, afirma que, desde a criação do Inovar-Auto pelo Governo Federal, a região do ABCD recebeu investimentos de R$ 10 bilhões pelas empresas do setor automotivo.
De acordo com os representantes dos metalúrgicos, os aportes foram divulgados por montadoras e autopeças instaladas na região e compreendem o período de 2012 a 2019.
Para Rafael Marques, presidente do sindicato, os investimentos ali foram impulsionados pelas regras estabelecidas no novo regime automotivo nacional, que privilegia companhias com produção local. “Foi uma forma de proteger nossa indústria, que corria o risco de virar uma nova Detroit. Desde o lançamento do programa, 28 fábricas foram anunciadas no País e este cenário trouxe desdobramentos positivos para o ABCD.”
O dirigente sindical afirmou ainda que graças ao Inovar-Auto o nível de emprego não foi ainda mais comprometido. Ele entende que com a retração do mercado automotivo neste ano mais trabalhadores seriam demitidos caso as empresas não precisassem se preocupar com os níveis de nacionalização.
“Já vivemos épocas em que quando havia redução do mercado os produtos passavam a ser importados e os empregos eram cortados. Agora mecanismos como lay-off estão sendo utilizados, pois há compromisso com o País.”
A lista
Dos investimentos listados pelo sindicato, a Volkswagen responde pela maior fatia. Os metalúrgicos calculam que, do ciclo de R$ 10 bilhões anunciado pela empresa para o período 2014-2018, metade será destinada para a fábrica da Anchieta. “Parte para atualização da Saveiro e do Gol, outra para o início da produção do Jetta em 2015 e o restante para o desenvolvimento de um veículo de plataforma global que será fabricado na região.”
De acordo com o sindicato, a fabricante Mercedes-Benz investirá R$ 3 bilhões na unidade instalada no município para a produção a partir de 2016 dos modelos Accelo e Actros, atualmente fabricados na unidade de Juiz de Fora, MG, além da construção de um centro de customização de caminhões. “Também está em estudo a produção de componentes e motores para os modelos GLA, Classe C e Sprinter em São Bernardo do Campo”, antecipou Marques. Os dois primeiros terão produção local em Iracemápolis - SP, enquanto a van é fabricada na Argentina.
A Ford aparece na lista com R$ 800 milhões investidos de 2011 a 2015 para o início da produção do New Fiesta, na fábrica do Taboão e outros R$ 670 milhões, no mesmo período, para o relançamento dos caminhões da Série F.
Ainda nas montadoras, completa a lista a Scania, com investimento anual de R$ 100 milhões para manutenção e atualização de equipamentos.
Há ainda aportes de fabricantes de autopeças como a Termomecanica, com R$ 300 milhões para construção de duas fábricas em São Bernardo do Campo, Kostal, com R$ 50 milhões, B.Grob, R$ 12 milhões e Metalúrgica Torcisão, R$ 8 milhões.
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