Publicado em 14/10/2014
Fonte: AutoData
Reunidos na Argentina , em 8 de outubro, representantes de todos os países do Mercosul aprovaram a adoção de modelo único de placa de identificação para modelos 0 KM comercializados nos países do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai. A iniciativa é semelhante àquela adotada pela União Européia.
As novas placas terão 40 cm de largura por 13 cm de altura, tamanho que utilizou como referência justamente o projeto da União Europeia, e fundo branco com caracteres em preto. Acima, em azul, uma faixa horizontal indicará o país de procedência, com o emblema do Mercosul à esquerda e a bandeira do país de origem à direita.
As identificações terão quatro letras, em dois conjuntos separados por três números – formato AA 000 AA. São 450 milhões de combinações possíveis.
O cronograma aprovado prevê que em 2016 a nova placa estará em todos os veículos de carga e transporte de passageiros comercializados, estendendo-se para os demais em 2018.
A Argentina será o primeiro país a adotar o novo padrão de placas, um ano antes dos demais, vez que o sistema atual de placas daquele país deverá se esgotar já no ano que vem.
Envie para um amigo