Publicado em 17/09/2014
Fonte: Notícias Automotivas/Valor
Assim como as demais montadoras que anunciaram a construção de fábricas por aqui (como é o caso das alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz), a JAC Motors recebeu incentivo do governo para importar um volume de automóveis sem pagar os 30 pontos percentuais de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Entretanto, o Ministério do Desenvolvimento já não oferece mais o Inovar-Auto, que concede o benefício do imposto, para a empresa chinesa há cerca de três meses e meio. Segundo fontes, esta medida foi tomada devido ao atraso de um ano do projeto da planta de Camaçari, na Bahia, e da mudança na composição acionária que deu a matriz chinesa o controle da fábrica.
O governo está com “medo” do caso parecido com a Asia Motors se repetir por aqui, que na década de 90 recebeu incentivos de importação de veículos, já que anunciou a construção de uma fábrica na mesma cidade baiana, mas acabou que o projeto não saiu do papel e a empresa deixou uma dívida tributária de mais de R$ 2 bilhões.
A JAC Motors anunciou neste mês que vai retomar as obras da unidade baiana em novembro, com um financiamento de R$ 120 milhões aprovado pela Desenbahia, agência de fomento da Bahia. Com isso, a empresa vai voltar atrás para receber novamente o IPI reduzido para a importação dos seus veículos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, os documentos relacionados ao processo de renovação do fabricante estão sendo analisados.
Envie para um amigo