Publicado em 15/09/2014
Fonte: Rosiel Mendonça para A Crítica/UOL
Sete anos após lançar o Punto em Buenos Aires, a Fiat voltou à capital da Argentina para apresentar a linha 2015 do Novo Uno, carro de entrada com uma série de melhorias que se traduzem em mais estilo, tecnologia, conforto e economia. No ano em que o modelo Uno completa 30 anos de mercado e mais de 3,6 milhões de unidades vendidas no Brasil, a fabricante italiana revelou os detalhes do produto para jornalistas, fornecedores e frotistas brasileiros e argentinos durante convenção que aconteceu em 4 de setembro.
Quando apresentou o Novo Uno, a evolução do seu popular hatch, a Fiat apostou num estilo diferenciado, marcado por traços de “round square” (“quadrado redondo”). Para a versão 2015, a italiana procurou manter essa pegada, já que o design do modelo continua sendo a motivação de 74% dos usuários que optam por ele. O resultado é um carro com estilo mais robusto e carga de tecnologias novas e acessíveis, algumas delas inéditas no Brasil, como o sistema Start&Stop.
Com preços variando entre R$ 26 mil e R$ 36.650, o Novo Uno 2015 chega às concessionárias na segunda quinzena deste mês em cinco novas versões e 13 cores, todas com quatro portas: Attractive 1.0, Evolution 1.4, Way 1.0 e 1.4 e Sporting 1.4. A essas somam-se as versões Vivace 1.0 de duas e quatro portas, que permanecem na faixa de R$ 26 mil a R$ 28 mil.
TECNOLOGIAS
A lógica do sistema Star&Stop, desenvolvida pela Bosch nos últimos quatro anos, é que se o motorista não pode fugir dos congestionamentos nos grandes centros urbanos, ao menos ele pode economizar combustível. Disponível apenas na versão Evolution 1.4, o item de série desliga e religa o motor automaticamente durante as constantes paradas no trânsito. Para desligar, o motorista precisa apenas parar o automóvel em ponto morto; para arrancar novamente, basta pisar na embreagem para, em 0,4 segundos, o motor ser religado.
A Fiat é a primeira a equipar um carro nacional com esse sistema, que também interage de modo pioneiro com um motor Flex. Fácil de ser desativado, o Start&Stop promete uma economia de até 20% no consumo de combustível, além de reduzir a emissão de gases poluentes.
O Novo Uno 2015 também foi escolhido para trazer o conceito do câmbio Dualogic® Plus nas versões Way 1.4 e Sporting 1.4. Ele é controlado por botões no console central e padle shifts atrás do volante para mudar as marchas manualmente.
Envie para um amigo