Publicado em 11/09/2014
Fonte: Valor/ Notícias Automotivas
As montadoras que vendem carros elétricos e híbridos já estimam em mais de 800 unidades o volume que deverá ser vendido no Brasil em 2014. Algumas estão otimistas com a previsão de emplacar ainda mais veículos ecológicos no país por causa de planos de clientes.
Os Correios, por exemplo, estimam adquirir 1.600 carros elétricos e/ou híbridos e até 6.000 motos elétricas até o final da década. Por isso, a Renault já reforça seu time de produtos do segmento automotivo para atender a empresa brasileira.
A meta dos Correios é ter 20% da frota com emissão zero ou baixa até 2020. A marca francesa oferece o Kangoo ZE para testes na empresa nas cidades de Curitiba e Brasília. Mas não é apenas a Renault que está de olho no crescimento das vendas. A Toyota – ao contrário da rival – é uma das poucas que oferece híbrido para o consumidor comum.
A empresa diz que repassará qualquer incentivo ganho no país para o consumidor e espera que o IPI seja reduzido, hoje com alíquota de 25%. No entanto, por causa da variação cambial, o atual preço de R$ 120.800 estaria defasado, segundo a empresa. A Toyota diz que é possível vender o Prius abaixo de R$ 100.000, mas isso vai depender da redução de impostos.
A montadora nipônica faz até planos para a produção do Prius na antiga fábrica de São Bernardo do Campo/SP, que outrora produziu o robusto Bandeirante e hoje fabrica apenas peças para suas fábricas no Mercosul. A também japonesa Nissan forneceu alguns exemplares do elétrico Leaf para taxistas e órgãos estaduais, mas não experimentou atuar junto ao consumidor.
Ford, Lexus, Mercedes-Benz e Porsche já atuam (ou atuaram) no segmento de híbridos no país, mas apenas no segmento de luxo e com baixo volume. A BMW também pretende entrar nesse campo com seu elétrico i3. Os preços dessas ofertas começam a partir dos R$ 128.700 (Fusion Hybrid), mas no caso do Prius, por exemplo, pode-se encontrar unidades 0 KM por valores próximos a R$ 90.000.
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