Publicado em 24/07/2014
Fonte: Notícias Automotivas
De janeiro a maio, as montadoras instaladas no Brasil enviaram ao exterior US$ 573 milhões. Apesar do importante montante, o resultado é 58% menor do que o registrado em igual período de 2013. No ano passado, os fabricantes de veículos responderam por 14% das remessas totais, o que representou valor de US$ 1,35 bilhão.
O resultado dos primeiros cinco meses do ano é o menor desde 2007. Para a Anfavea, o montante é reflexo da queda de receita das montadoras e também do investimento em ampliação/modernização das plantas instaladas no país. A entidade ainda reforça que em 2013, as empresas enviaram 3% do ganho no Brasil.
Neste ano, a Anfavea prevê margem de lucro abaixo da média mundial. As montadoras acreditam em recuperação no segundo semestre. O faturamento geral caiu 2,3% na primeira metade do ano. Volkswagen, Peugeot e Kia, por exemplo, tiveram recuo em torno de 15%, enquanto a JAC teve queda de 45%.
Fatores negativos
O resultado no faturamento e no envio de lucros para o exterior está relacionado diretamente o aumento de preços dos carros (6% em média), introdução de ABS e airbag duplo, aumento nas vendas de carros mais caros e tentativa de compensação na venda de carros baratos, falta de demanda, falta de crédito na praça e aumento dos custos operacionais.
[Fonte: Folha]
Envie para um amigo