Publicado em 09/07/2014
Fonte: Roberto Amado, para Revista AutoEsporte
Para descobrir novos mercados no disputado setor automobilístico é preciso ousadia e boa visão das oportunidades. Uma delas está se consolidando cada vez mais: o fornecimento de acessórios que promovam a adaptação de veículos para deficientes físicos. Foi assim que a Helio Adaptações expandiu fronteiras.
Embora existisse há muitos anos, atuava só em Belo Horizonte, representando a Guidosimplex, marca italiana especializada em desenvolvimento de produtos destinados à adaptabilidade. Com o crescimento do mercado, a empresa buscou representantes em outros estados e há um ano fechou negócio com a La Macchina, oficina de alto padrão de São Paulo que até então não atuava no setor. "Poucos empresários se aventuram nesse mercado, porque ainda é pequeno, mas tem grande potencial", diz William Padilha, representante comercial da La Macchina. No ano passado, a Helio Adaptações faturou R$ 200 mil por mês em Belo Horizonte, o que a motivou a apresentar seus produtos na Rea Tech, feira destinada a deficientes.
O carro-chefe da Helio Adaptações é o Europa Lever, que "não é feito no Brasil", segundo Padilha. "Acabou a época em que os deficientes ficavam em casa, sem poder sair. Estamos começando uma nova realidade", diz o empresário. "O mercado é carente. Os equipamentos no Brasil são artesanais, malfeitos, desconfortáveis. A linha de produtos que trazemos da Itália é de alta qualidade, durabilidade e conforto". Segundo ele, a estratégia de importar é temporária e há planos de produzir. Padilha pesquisou o mercado antes e apostar no empreendimento: "Mais de 70% dos deficientes têm poder aquisitivo para comprar carros e acessórios", afirma.
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