Publicado em 16/06/2014
Fonte: Auto Data
A Anfavea decidiu reclassificar os SUVs, aqui conhecidos como utilitários esportivos. A partir de 2015, esse segmento deixa de pertencer aos comerciais leves e passa a fazer parte dos automóveis de passeio.
Para a entidade que reúne as principais montadoras de veículos do país, a medida visa encerrar a distorção nas vendas do mercado interno. A Anfavea mencionou que a queda na venda de veículos leves até maio, calculada em 5,2% se deve à soma dos resultados dos automóveis (-8,3%) e comerciais leves (5,7%).
No mesmo período, os SUVs tiveram alta de 12,4% no mercado brasileiro. Assim, a partir de janeiro de 2015, a Anfavea passa a divulgar as vendas dos SUVs junto com a dos automóveis de passeio, deixando picapes leves, picapes médias, picapes grandes, vans, multivans e furgões no segmento de comerciais leves.
Caso os SUVs estivessem listados junto aos carros comuns, as vendas entre janeiro e maio teriam alta de 1,4%. Com a chegada de novos produtos no segmento de utilitários esportivos, as vendas das montadoras deverão inflar bastante em 2015. VW Taigun, Peugeot 2008 e Jeep Renegade, por exemplo, chegam nos próximos meses.
Envie para um amigo