Publicado em 30/05/2014
A Ford anunciou que está trabalhando em uma nova tecnologia para auxiliar a direção de seus veículos. Previsto para estar disponível em alguns de seus modelos dentro de 12 meses, o sistema de direção adaptativa aprimora um sistema já existente em veículos Ford: a função de sensibilidade à velocidade do sistema de direção eletrônica.
O novo sistema muda a relação entre o número de voltas que o motorista faz no volante e o grau de esterçamento das rodas dianteiras. A tecnologia também deixa o veículo mais ágil nas manobras, facilita o estacionamento, e permite resposta mais rápida em alta velocidade.
Muitos carros de luxo oferecem tecnologia semelhante, mas agora a Ford traz o sistema para as massas.
O sistema da Ford usa um atuador instalado no interior do volante, e, portanto, não exige alterações no sistema tradicional de direção. Esse atuador, que é um sistema de motor elétrico e engrenagem, pode essencialmente adicionar ou subtrair as voltas na direção feitas pelo motorista. Isso facilita as manobras em espaços apertados, já que o motorista não precisa girar muito o volante para alterar o ângulo das rodas. Em velocidades mais altas, o sistema torna o veículo mais estável.
Assista o vídeo da direção adaptativa em funcionamento:
Envie para um amigo