Publicado em 27/05/2014
Com informações da Agência Fiep.
O Senai em Londrina recebeu, entre os dias 6 e 9 de maio, a 10ª edição da EletroMetalCon – Feira Eletromecânica e Construção Civil. O evento foi promovido em parceria entre o Senai, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon). A feira reuniu 70 estandes e apresentou novidades em produtos e serviços para os dois setores. A programação contou ainda com palestras de especialistas e rodadas de negócios.
A estimativa dos organizadores é de que a feira gere cerca de R$ 27 milhões em negócios, volume 5% maior em relação à edição anterior.
A equipe técnica da Articulação do Setor Automotivo dos Observatórios SESI/SENAI/IEL esteve presente na feira.
A abertura do evento, no dia 6 de maio, teve a presença do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, organizadores, autoridades, expositores e convidados.
“Nós do Sistema Indústria ficamos muito felizes que esta importante feira aconteça dentro dos muros do Senai. Assim, além de todas as oportunidades de negócios e novas tecnologias, os visitantes também podem conhecer nossa estrutura e a força dos investimentos que fazemos com os recursos arrecadados da indústria e para o desenvolvimento dela”, disse Campagnolo. Ele ressaltou que, nos próximos anos, serão investidos R$ 8,5 milhões para a implantação de um Instituto Senai de Tecnologia em Londrina, voltado para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação, setor transversal que atende todos os outros segmentos industriais.
Durante a cerimônia de abertura, foi assinado o termo de criação do Qualifique – um programa do Senai para treinamento de profissionais da construção civil, que já está em atividade, com 60 turmas em andamento no Paraná.
Palestra magna
Encerrando a cerimônia de abertura, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Departamento Nacional do Senai, Jefferson de Oliveira Gomes, realizou uma palestra sobre estratégias para gestão da inovação. Oliveira Gomes também é professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e coordenador do Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA).
Em sua palestra, Gomes analisou o panorama do empreendedorismo e da inovação no Brasil, comparando-o com o de outros países, e também falou sobre os diferentes fatores que contribuem para a inovação. Para o engenheiro, a observação é essencial; é preciso ver onde há necessidade de solucionar problemas, e usar a capacidade de associação para identificar onde estão as oportunidades de criação de produtos que atendam uma demanda.
Envie para um amigo