Publicado em 26/05/2014
Fonte: A Tribuna
Um estudo sobre recalls efetuados por fabricantes, dos mais diversos segmentos de produtos colocados no mercado, feito pelo Procon, aponta a indústria automobilística como campeã dos chamamentos, com 76% de todos os recalls realizados, de 2002 até maio de 2014, num total de 701 campanhas.
Segundo dados, a Ford lidera a lista, com 44 recalls registrados, seguida por Chevrolet e Mercedes-Benz, com 38 chamados cada uma. O registro não considera apenas automóveis e picapes, inclui também os veículos comerciais. O veículo apontado com maior número de recalls é o XC60, da Volvo, com 12 campanhas relacionadas ao produto.
O levantamento também revelou que a maioria dos defeitos que motiva os recalls acontece no sistema de freios (97 casos) e no sistema elétrico dos veículos (91 casos). Os 23,97% restantes envolvem produtos como alimentos, bebidas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que apresentaram defeitos capazes de colocar em risco a saúde e a segurança do consumidor.
Outros produtos, com recalls registrados, recentemente, em 2014, incluem máquinas fotográficas, gel modelador capilar, agulhas e de leite UHT. A lista completa pode ser consultada no banco de dados do Procon-SP.
Envie para um amigo