Publicado em 26/05/2014
Fonte: Imprensa Renault
Enquanto expande sua presença industrial no Brasil, Aliança Renault-Nissan tem investido na redução das diferenças de gênero. Hoje, a Renault do Brasil tem 50% mais mulheres do que há cinco anos; no mesmo período, o número de mulheres na linha de produção dobrou.
Na Nissan do Brasil, o número de executivas triplicou em apenas um ano; hoje, elas representam 20% do total de executivos. Na sede da empresa, 20% dos colaboradores também são mulheres. Na recém-inaugurada fábrica da Nissan em Resende, RJ, 15% dos colaboradores são mulheres. A Nissan pretende aumentar esse número para 25% em 2016.
“O Brasil é vital para o crescimento tanto da Renault como da Nissan, junto com outros mercados emergentes, como a China e a Rússia”, disse Marie-Françoise Damesin, VP Executiva de RH da Aliança. “Estamos contratando bastante nestes mercados e, por isso, podemos promover mudanças mais rápido do que em mercados mais maduros. Isso é muito bom para a igualdade de gênero.”
Para consolidar seu compromisso de diminuir as diferenças de gênero na América Latina, a Aliança está apoiando o Women’s Forum Brasil 2014, um encontro de networking em São Paulo para mulheres dos setores público e privado. Este é o terceiro ano consecutivo que a Aliança está patrocinando o evento anual, que acontecerá de 26 a 27 de maio no Hotel Hyatt.
Mais de 500 participantes, incluindo representantes de governos e presidentes de grandes empresas do Brasil e de outros países da América Latina participarão das discussões a respeito das conquistas e desafios da mulher na criação de uma sociedade mais neutra em relação ao gênero.
A Articulação do Setor Automotivo dos Observatórios SESI/SENAI/IEL tem um Grupo de Trabalho em Recursos Humanos que se reúne periodicamente para discutir o tema "Diversidade e Inclusão na Indústria". As reuniões são abertas a profissionais de recursos humanos de indústrias de diversos setores da região, e outros interessados.
Os interessados no tema também podem se inscrever no curso à distância "Inclusão Social e Diversidade", oferecido pelo Sistema Fiep por meio do Sesi Paraná. Mais informações neste link.
NOVOS INVESTIMENTOS EM PRODUÇÃO
No mês passado, a Renault do Brasil, segundo maior mercado do Grupo depois da França, anunciou um novo ciclo de investimentos no País. A Renault está investindo R$ 500 milhões para o período de 2014-2019, que será destinado ao desenvolvimento de dois novos modelos na fábrica da Renault em Curitiba.
Outros R$ 240 milhões serão investidos durante os próximos 10 anos para a operação de um novo centro de distribuição para abastecer os atualmente 275 pontos de venda da Renault no Brasil, além de outros mercados. Estes investimentos devem ajudar a Renault a ampliar sua participação de mercado no Brasil para 8% em 2016 (em 2013 a participação foi de 6,6%).
No início de abril, a Nissan inaugurou seu complexo industrial de R$2,6 bilhões em Resende (RJ), um dos maiores investimentos feitos por uma montadora de automóveis no país. As novas instalações terão capacidade para produzir 200 mil veículos e motores por ano (mais informações neste vídeo).
O investimento faz parte do plano da Nissan de obter 5% de participação de mercado no Brasil e se tornar a montadora japonesa número um no país.
A Nissan do Brasil é patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A Nissan fornecerá 5.300 veículos para transportar atletas, membros do comitê organizador e jornalistas durante as Olimpíadas – que acontecerão pela primeira vez na América do Sul.
Juntas, Renault e Nissan venderam mais de 300 mil veículos no Brasil em 2013, o que dá à Aliança uma participação de mercado de 8,8%.
Na terça-feira, 27 de maio, a Aliança Renault-Nissan oferecerá o almoço de encerramento do Women’s Forum Brasil, que será organizado em torno do tema “Expectativas, esperanças e sonhos, de mãe para a filha”. Durante o almoço, haverá um bate-papo entre mães e filhas famosas: as cantoras Fafá de Belém e sua filha Mariana Belém, além de Luiza Helena Trajano, presidente da rede Magazine Luiza e sua filha, Ana Luiza Trajano, chefe do restaurante Brasil a Gosto.
Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, será o anfitrião do almoço. Sandra Regina Boccia, Diretora Editorial da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, será a moderadora do bate-papo.
A Renault-Nissan apoia o Women’s Forum desde 2006, sendo um dos principais patrocinadores do evento principal organizado em âmbito mundial, uma conferência que recebe a participação de 1.200 pessoas anualmente em outubro, na cidade francesa de Deauville.
Envie para um amigo