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Na contramão, emplacamentos de comerciais leves crescem no trimestre

Publicado em 11/04/2014

Setor de distribuição de veículos do Paraná teve queda de 1,15% no primeiro trimestre do ano.

Fonte: Paranashop

Dados da Fenabrave-PR e do Sincodiv-PR, entidades que representam mais de 720 concessionárias de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários em todo o Paraná, informam que o desempenho do setor da distribuição de veículos no estado teve leve queda de 1,15% no primeiro trimestre. Foram emplacados 84.138 veículos de todos os segmentos juntos no primeiro trimestre de 2013, contra 83.174 no mesmo período deste ano.

Nesse mesmo período de referência, alguns segmentos tiveram êxito. Os automóveis, os comerciais leves e os ônibus apresentaram crescimento, enquanto que os caminhões, motocicletas e implementos rodoviários tiveram baixa no período.

Já em relação ao mês de março isoladamente, houve queda de 4,51% na comparação com fevereiro, passando de 25.905 em fevereiro para 24.736 unidades.

De acordo com o presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Fenabrave-PR, Luís Antônio Sebben, esse período de retração está dentro das expectativas. “Tivemos um janeiro interessante devido à antecipação de compras em função do aumento do IPI. Além disso, o mês de fevereiro mais curto que os demais e o Carnaval em março, aliados ao realinhamento de preços em função da inclusão do ABS e Airbarg, uma baixa na concessão de crédito e taxas mais altas de juros, foram fatores que oscilaram o setor, mas que possuem desdobramentos complexos que requerem mais tempo de avaliação para futuras projeções”, explica.

Relembrando as taxas de IPI

A taxação varia de acordo com a cilindrada do veículo. Para os carros populares, com motor 1.0, a alíquota do IPI passou de 2% (2013) para 3% (janeiro de 2014) e, em julho, para 7%, a mesma que vigorava em 2012. Para veículos com motor de 1.0 a 2.0 flex passou de 7% para 9% e em julho ficará em 11%. Para veículos com motores de 1.0 a 2.0 a gasolina passou de 8% (dezembro) para 10% (janeiro) e será de 13% em julho. Para motores acima de 2.0 a taxa era de 25% e permanece igual. Para utilitários, passou de 2% para 3% e será de 8% em julho. Para utilitários de carga passou de 2% para 3% e será 4% em julho. Carros importados recolhem 30 pontos a mais de IPI em todas as versões. Para os caminhões, a decisão foi manter a alíquota zero, em vigor desde janeiro do ano passado. (Fonte: Ministério da Fazenda).

Desempenho de todos os setores:

Automóveis e Comerciais leves: Juntos, os dois setores tiveram crescimento de 1,35% no trimestre, quando foram emplacadas 62.923 unidades. No mesmo período do ano passado, a dupla emplacou 62.084 unidades.

Caminhões e Ônibus: Os emplacamentos de pesados juntos tiveram queda de 14,05%, passando de 4.305 unidades emplacadas no primeiro trimestre de 2013 para 3.700 veículos vendidos no mesmo período de 2014.

Motos: O segmento de duas rodas registrou queda de 9,07% no primeiro trimestre de 2014, quando foram vendidas 12.194 unidades. No mesmo período do ano passado foram comercializadas 13.411 motos.

Implementos Rodoviários: Foram vendidos 2.393 implementos rodoviários no primeiro trimestre de 2013, contra 2.145 no mesmo período desse ano, refletindo numa queda de 10,36%.

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