Publicado em 10/04/2014
Fonte: G1
A produção industrial do Paraná teve expansão de 18,4% em fevereiro deste ano e se destacou no cenário nacional, que apresentou expansão de 0,4% em comparação com janeiro. Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (8), o crescimento se deve principalmente pelo setor de veículos automotores (59,6%), impulsionado, sobretudo, pela maior produção de caminhões, automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques e chassis com motor para ônibus ou para caminhões. Com o avanço, o estado eliminou a perda de 15,9% registrada entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.
Em todo o país, nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto apontaram taxas positivas com 12 apontando maior expansão sobre o índice de janeiro. O Amazonas foi o segundo estado que viu o setor crescer no mesmo período, com expansão de 4,7%. As outras localidades que registraram crescimento industrial em fevereiro são: Rio de Janeiro (1,0%), Goiás (0,8%), São Paulo (0,7%), Rio Grande do Sul (0,5%) e Santa Catarina (0,5%).
O Pará mostrou variação nula (0,0%). Por outro lado, registraram taxas negativas Espírito Santo (-4,3%) , Pernambuco (-3,9%), a região Nordeste (-1,7%), Ceará (-1,6%), Minas Gerais (-1,6%) e Bahia (-1,2%).
Outros setores apontados pelo IBGE que também favoreceram o crescimento no Paraná foram os de edição, impressão e reprodução de gravações (66,4%), de máquinas e equipamentos (13,4%) e de refino de petróleo e produção de álcool (10,1%).
Ao contrário disso, os setores alimentícios e de produtos químicos exerceram influências negativas mais importantes sobre o total da indústria paranaense. Conforme a pesquisa, eles foram pressionados, sobretudo, pela menor produção de farinhas e extração de óleo de soja bruto e refinado.
A tendência de crescimento da produção industrial automotiva paranaense concorda com uma das hipóteses do estudo "Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020", que prevê aumento do valor de transformação industrial (VTI) automotivo na RMC em relação ao total.
O Paraná vem se destacando fortemente no setor industrial brasileiro, por isso precisamos de políticas públicas mais claras para o setor.
Envie para um amigo