Publicado em 25/03/2014
Fonte: Mário Curcio para Automotive Business
O brasileiro vai demorar um pouco mais para ter um Chery ou JAC montado no Brasil. As duas fábricas estão atrasadas. Em março de 2013, durante o lançamento de um de seus modelos, a Chery confirmou para abril de 2014 o início da produção do modelo Celer, mas já adiou essa data para algum momento do segundo semestre deste ano. A JAC também pretendia iniciar a operação de montagem no País no fim de 2014, mas ficou para 2015.
No começo de 2013, a Chery levou os jornalistas ao terreno em Jacareí (SP), onde havia estruturas metálicas pelo canteiro de obras e movimentação de caminhões. No fim de outubro a empresa criou um hotsite focado no progresso das obras, com uma câmera ligada e apontada 24 horas para a construção.
Em dezembro, já prevendo atrasos, o CEO da companhia no Brasil, Luis Curi, passou para o fim de agosto a chegada do primeiro carro nacional à rede.
Em 2014, depois de tentar algumas vezes e não conseguir assistir a esse “Big Brother Fabril”, o site de notícias Automotive Business conversou com o gerente de marketing da Chery, Carlos Eduardo Lourenço. O executivo atribuiu a dificuldade à banda do site, que estaria subdimensionada para a demanda atual. O fato é que, nesta semana, a câmera voltou ao ar e as imagens confirmam o atraso. O que se vê em torno do prédio é muita terra (clique aqui).
Segundo a Chery, 84% das obras em Jacareí estariam concluídas. A empresa atribui o atraso à demora em 2012 para obtenção de licenciamento ambiental e às chuvas de verão de 2013. A empresa acha o fato compreensível pelo tamanho do empreendimento, que tem mais de 400 mil metros quadrados.
EM CAMAÇARI, PRODUÇÃO DA JAC ATRASARÁ SEIS MESES
Quando assentou a pedra fundamental em Camaçari (BA), em 26 de novembro de 2012, a JAC Motors pretendia iniciar a produção de seu primeiro modelo nacional até o fim de 2014. A montadora atribui o atraso a uma licença ambiental, pois o terreno em que a JAC Motors é erguida seria formado por vários lotes, alguns deles fora da área industrial de Camaçari.
Por esse motivo, uma das licenças ambientais, segundo a JAC, saiu apenas em maio de 2013. Como consequência, parte da terraplenagem teve de começar durante o período em que costuma chover na Bahia. Agora a fabricante transfere o início da produção para o primeiro semestre de 2015, ou “meados de 2015”, como disse a Automotive Business o presidente da companhia, Sérgio Habib, sem cravar um mês. O primeiro produto a sair de lá será feito sobre a plataforma da linha J3, mas desenvolvido especificamente para o mercado local.
ATRASO TAMBÉM NA LIFAN DO URUGUAI
A produção uruguaia da picape Lifan Foison também estourou o prazo. O veículo tinha lançamento no Brasil previsto para o último trimestre de 2013, mas o mês de março de 2014 está indo embora e nada do utilitário. Segundo a empresa, a chegada do utilitário estaria prevista para o fim de abril. Já haveria um lote montado no Uruguai, na mesma fábrica de onde vem para o Brasil o utilitário esportivo X60.
A dificuldade de cumprir requisitos burocráticos no comércio entre os dois países e a decisão de lançar a Foison já homologada com airbags e ABS teriam causado o atraso.
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