Publicado em 24/03/2014
Fonte: Redação Automotive Business
A Carcon LCM Automotive revisou as expectativas de crescimento da produção de veículos leves no Brasil. A consultoria atualizou os dados do estudo preparado especialmente para Automotive Business, disponível aqui e revisado mensalmente. A nova projeção é de que indústria nacional fabricará 3,41 milhões de unidades este ano, com redução de 2,8% na comparação com o resultado de 2013. A expectativa anterior era de que saíssem das fábricas nacionais 3,53 milhões de automóveis e comerciais leves em 2014.
A expectativa para os próximos anos também ficou levemente menor. Segundo o levantamento, em 2015 a produção de veículos leves chegará a 3,59 milhões de unidades. Esse volume deve subir gradualmente até 2019, quando a consultoria prevê que o Brasil fabrique 4,33 milhões de carros.
Enquanto a expectativa para o mercado nacional permanece estável em 3,64 milhões de unidades em 2014, a projeção de vendas para a Argentina foi revisada. Este ano, ao invés dos 890 mil veículos leves previstos anteriormente, o mercado da região deverá absorver 800 mil unidades. Em compensação, o crescimento deve ser maior nos próximos anos. A Carcon LMC prevê que os emplacamentos cheguem a 860 mil em 2015. A aceleração deve continuar até 2019, quando a demanda chegará a 910 mil veículos.
Na análise das vendas no Brasil por segmentação, o estudo indica que as vendas de médios devem ganhar espaço este ano e responder por 13,8% do total, enquanto os subcompactos ficam com 12,5% do mercado, os compactos com a maior fatia, de 64,7%, e os modelos grandes responderão por 9% do total emplacado. Até 2019 a Carcon LMC prevê uma pulverização maior, com redução da participação dos compactos para 60,8% e aumento da presença de sub-compactos e modelos médios, que deverão representar em torno de 15% do mercado cada.
CAMINHÕES
O estudo mantém as mesmas expectativas divulgadas em fevereiro para o segmento de caminhões. Neste caso os números serão revisados a cada três meses. A projeção é de que as vendas fiquem em 158 mil unidades este ano, com alta discreta de 2,2% sobre o resultado de 2013. Este número tende a crescer para 165 mil unidades em 2016, ainda abaixo do recorde de 172,8 mil registrado em 2011. Já a produção do segmento pode alcançar 176 mil veículos em 2014, com retração de 7,3%. Até 2016 a indústria poderá alcançar ritmo de 185 mil unidades.
Segundo o levantamento, a utilização da capacidade instalada no País desafiará a indústria local. A capacidade ociosa, que até então não passava de 1,6 milhão de unidades, deve romper a barreira de 2 milhões este ano e chegar ao pico de 2,7 milhões de unidades em 2017, quando enfim começa a diminuir.
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