Publicado em 21/03/2014
Fonte da imagem: Divulgação
Atualmente, os ônibus Volvo são bastante sofisticados e, por isso, pouco competitivos em termos de preço para disputar mercados em desenvolvimento, como os asiáticos e os da América do Sul. Para se ter uma ideia, em 2013, no Brasil, a Volvo Bus (como é chamada a sua divisão de ônibus) emplacou apenas 1 661 unidades (5% de participação), enquanto a líder do segmento, a Mercedes-Benz, vendeu 13 661 chassis de ônibus (42%), seguido da MAN Latin America, que vendeu 9 025 modelos (27%), segundo relatório da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Para mudar esse quadro, a empresa tomou uma importante decisão estratégica, está lançando a marca UD para esses mercados emergentes.
A marca UD faz parte do Grupo Volvo. Outras marcas do grupo na área de veículos de carga e passageiros, além da própria Volvo, são Renault Trucks, Mack Trucks e Eicher. Os ônibus UD serão comercializados, inicialmente no mercado indiano e a expansão para outros mercados vai acontecer nos próximos anos. O Grupo Volvo não cita o nome do Brasil, mas todas as circunstância colocam o mercado brasileiro com forte potencial para receber os ônibus UD, que terá modelos rodoviários e urbanos.
“Apresentamos uma nova linha de ônibus UD projetada especificamente para mercados em crescimento, um segmento com forte potencial de vendas. Atualmente, a marca de ônibus UD é forte no Japão e nos mercados do Sudeste Asiático. Agora, renovamos e adaptamos o ônibus para o mercado indiano e outros mercados em crescimento”, afirma Akash Passey, vice-presidente, das operações de ônibus do Grupo Volvo, responsável pelos mercados internacionais.
“Ao introduzir a nova linha de ônibus, oferecemos aos clientes dos mercados em crescimento um produto desenvolvido para atender suas necessidades específicas. Da mesma forma que fizemos para nosso negócio de caminhões, estamos posicionando nosso ônibus de acordo com os segmentos de clientes de modo a cobrir o máximo do mercado acessível que for possível”, explicou Olof Persson, Presidente e CEO do Grupo Volvo.
O Grupo Volvo está no mercado indiano desde 2001. A empresa ajudou no desenvolvimento do setor de transporte público ao estabelecer um segmento de ônibus rodoviários “premium”, e desta forma redefinir a visão do público quanto a viajar de ônibus. Atualmente, cerca de 5 000 ônibus rodoviários e urbanos Volvo circulam nas ruas e estradas da Índia.
A produção dos ônibus UD terá início em Bangalore durante 2014. Os primeiros ônibus chegarão aos clientes também neste mesmo ano. Além de atender o mercado doméstico da Índia, a planta de ônibus UD no país servirá de núcleo de exportação no futuro.
Fonte: Transporte Mundial
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