Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Em 2013, 19% da frota de carros usados trocou de mãos no Paraná

Publicado em 31/01/2014

Setor vê 2014 com otimismo com o fim da isenção do IPI para os veículos novos. Expansão do mercado pode chegar a 10%
clique para ampliar>clique para ampliarVendas de carros usados (Foto: Divulgação)

O mercado de usados e seminovos cresceu mais que o de novos no Paraná no ano passado. Ao longo de 2013, foram comercializados 1,19 milhão de carros usados. Em 2012, foram 1,15 milhão de unidades.  Uma expansão de 2,85%. Patamar bem acima dos 0,92% apresentados pelo mercado de carros zero, segundo os dados estatísticos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-PR) e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-PR), regionais Paraná.

Considerando que a frota geral do Estado do Paraná estava em 6.159.417 em dezembro de 2013, 19% dela trocou de mãos no ano passado. E para este ano, a perspectiva é de que os números se mantenham em crescimento. Com o final do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o carro seminovo poderá ficar mais atraente. “Na nossa empresa, esperamos para este ano um crescimento de cerca de 10%”, projeta o gerente de seminovos da Ford Slavieiro, Willen Haus de Medeiros.


Como vantagem do seminovo frente ao zero, Medeiros aponta o fato do primeiro já estar emplacado. “O comprador tem apenas o custo da transferência”, ressalta.  No caso de um carro zero, o comprador gasta ainda com o emplacamento e o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

Além desta questão, a depreciação de um zero é muito superior a de um seminovo. Medeiros conta que um carro zero perde entre 10% e 15% do valor a partir do momento que deixa a loja. “Já com o seminovo a depreciação é menor porque ele já está no valor de mercado”, explica. 

Sobre as taxas de juros, Medeiros esclarece que as taxas dos seminovos estão bastante próximas das praticadas pelos bancos para o financiamento de veículos zero. “A diferença está na exigência da entrada, que normalmente é maior, em torno de 20% para os financiamentos mais longos, como o de 60 meses, por exemplo.” 

Para Luis Antônio Sebben, gestor da Fenabrave-PR e Sincodiv-PR, os números refletem  o cuidado dos concessionários autorizados do Paraná. Ele ressalta que os carros usados quanto entram nas concessionárias passam por testes de qualidade e reparos, quando necessários, para oferecer garantia de compra. “O intuito é proporcionar produtos e serviços de ponta, testados e com segurança de uso”, afirma Luís Antônio Sebben, gestor da Fenabrave-PR e do Sincodiv-PR.

Fonte: Ana Ehlert, Bem Paraná

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube