Publicado em 27/01/2014
As vendas de veículos leves no mercado argentino alcançaram volume histórico em 2013. O mercado interno do país cresceu 14,5% sobre o ano anterior, para 916,2 mil unidades. As estatísticas da Adefa e da Acara, associações que representam as fabricantes e os distribuidores de veículos, respectivamente, foram consolidadas pela consultoria Focus2Move. O recorde recebeu forte impulso no mês de dezembro, quando as vendas deram salto de 30% sobre igual mês do ano passado, para 47 mil unidades.
A liderança do mercado ficou com a Volkswagen, com 156,9 mil emplacamentos em 2013. Apesar de ter garantido a primeira posição, a participação da empresa diminuiu 2,9 pontos porcentuais, para 17,2%. A segunda marca que mais vendeu na Argentina foi a Renault. A companhia ultrapassou a Chevrolet, terceira colocada, com 140,4 mil unidades e aumento de 0,7 ponto no market share, que chegou a 15,4%.
Já a marca da General Motors somou 139,4 mil carros licenciados, que representaram 15,3% do mercado, com redução de 1,3 ponto na comparação com o ano passado. A Ford, quarta colocação, vendeu 115 mil unidades e teve 12,6% de participação. Respondendo por 10,7% do total vendido no país, a Peugeot ficou em quinto lugar com 97,6 mil veículos. Fiat, Toyota e Citroën aparecem em seguida entre as marcas que mais venderam.
Assim como no Brasil, o VW Gol foi líder do mercado argentino, com 57,7 mil unidades emplacadas. O segundo carro mais comprado pelos clientes do país foi o Chevrolet Classic, com 36,5 mil unidades. A terceira posição em vendas foi ocupada pelo Renault Clio Mio, com 33,1 mil licenciamentos. Os utilitários esportivos compactos Ford EcoSport e Renault Duster também estão no topo do ranking, na quarta e na quinta posições, respectivamente.
Fonte: Redação AB
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