Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Hyundai e Toyota são as marcas que mais crescem em 2013

Publicado em 16/01/2014

Volkswagen e Fiat perdem mercado

Hyundai e Toyota foram as marcas que mais cresceram e ganharam participação de mercado no Brasil em 2013. As duas contribuíram para a tendência de desconcentração da parte de cima do ranking, onde as quatro maiores fabricantes de veículos leves do País continuaram a ceder espaço para quem vem de baixo. Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford (nesta ordem), que já dominaram quase 80% das vendas, pela primeira vez na história recente fecharam o ano com menos de 70% do mercado. Elas venderam 67,44% dos carros e comerciais leves comprados, índice 3,35 pontos porcentuais abaixo do registrado em 2012.

Sem lançamentos expressivos no ano passado, Fiat e Volkswagen conseguiram manter a liderança e vice, mas estiveram entre as marcas que mais perderam terreno em 2013. Na primeira posição, as vendas da Fiat recuaram quase 9% e a participação de mercado desceu 1,75 ponto porcentual, para 21,3%. Já a vice-líder Volkswagen foi a campeã de perda de mercado em 2013: os emplacamentos da marca declinaram 13,2% e o market share ficou em 18,6%, pela primeira vez abaixo dos 20% e 2,5 pontos menor do que no ano anterior.

Entre as quatro grandes, General Motors e Ford conseguiram fechar o ano no campo positivo. Após a renovação de todo seu portfólio em 2011 e 2012, a GM colheu os frutos de sua estratégia com crescimento modesto de 1,1%, mas ainda acima da queda média de 1,5% do mercado de veículos leves em 2013. Assim a marca Chevrolet recuperou quase meio ponto porcentual do market share perdido nos anos anteriores, ficando com 18,1% das vendas nacionais. A Ford, graças ao sucesso das novas gerações do EcoSport e New Fiesta, também recuperou terreno em 2013, com participação 0,45 ponto maior, de 9,3%, e expansão dos emplacamentos de 3,5%.

A Hyundai com sua bem-sucedida linha HB20 foi a marca que mais cresceu e ganhou mercado em 2013. A expansão das vendas foi de vistosos 96,5%, fazendo o market share avançar quase três pontos de um ano para outro, terminando o ano muito perto de 6%, subindo da oitava para sexta posição no ranking.

Com o primeiro ano cheio de vendas do Etios, a Toyota aproveitou pela primeira vez a condição de participar do segmento de maior volume do mercado brasileiro. Por isso foi a segunda marca que mais cresceu em 2013, quase 55%, e mais ganhou participação: 1,8 ponto porcentual, para perto de 5% das vendas nacionais. Mas não mudou de lugar, permanecendo na sétima posição do ranking.

A Renault conseguiu contornar bem a paralisação de dois meses da produção para obras de ampliação em São José dos Pinhais (PR), que fez suas vendas caírem 2% pela primeira vez em anos recentes. Com preços competitivos, a marca segurou a quinta colocação no mercado de leves quase sem perder participação. Os 6,6% de share em 2013 representaram estabilidade em relação a 2012, mostrando que a Renault cumpriu sua meta de fazer em 10 meses o que faria em 12.

Desempenho surpreendente teve a Honda, que mesmo sem lançamentos e preços relativamente caros em relação à concorrência obteve crescimento das vendas de 3,2% em 2013, com participação de quase 4%. Contudo, a marca caiu de um ano para outro da sexta para a oitava posição do ranking. A Nissan, também sem novidades e com limitações de importações do México, anotou em 2013 o segundo maior tombo das vendas entre as marcas mais comercializadas no País. O recuo foi de 25,7% em relação a 2012, fazendo a participação de mercado recuar 0,7 ponto porcentual, para 2,2%.

A Citroën fecha o ranking das 10 marcas de veículos leves mais vendidas no Brasil, com expressiva queda nas vendas de 11,3% e pequena perda de 0,2 ponto de participação de mercado, que fechou o ano em 1,8%. O bem-sucedido novo compacto C3, lançado em 2012, sozinho não conseguiu sustentar os negócios da marca em alta. E o novo C4 Lounge só chegou para ajudar no segundo semestre.

Fora do ranking das 10, pior sorte teve a marca irmã da Citroën, a Peugeot, que terminou 2013 com declínio de 20,1% nas vendas. Apesar do lançamento do 208 no início do ano, a marca continuou a perder mercado: caiu 0,38 ponto, para 1,61% de participação, caindo assim da 11ª para 12ª colocação do ranking. Assim ficou atrás até da sempre discreta Mitsubishi, que subiu uma posição mesmo com recuo de 4% nos emplacamentos, ficando com 1,62% de market share.

Todas as outras marcas de veículos leves vendidas no Brasil têm participação de mercado inferior a 1%. As 10 mais comercializadas dominaram no ano passado 85,7% das vendas, porcentual ligeiramente abaixo dos 86,2% registrados em 2012.

Fonte:Pedro Kutney, AB

clique para ampliar>clique para ampliarAs 10 marcas mais vendidas em 2013 (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube