Publicado em 16/12/2013
A General Motors anunciou a venda de toda sua participação acionária de 7% na PSA Peugeot Citroën, com a qual firmou parceria estratégica com troca de ações em março de 2012. Todos os quase 25 mil papéis em poder da GM foram vendidos em uma operação privada (sem leilão em bolsa de valores) para investidores institucionais, segundo informou a empresa em comunicado distribuído na quinta-feira, 12.
Contudo, as empresas garantem que estão mantidas as parcerias já acertadas, incluindo o desenvolvimento de veículos em conjunto. “Nossa participação acionária foi planejada para apoiar a PSA em seu esforço para levantar capital na época da criação da aliança entre GM e PSA, e esse apoio não é mais necessário”, afirmou em nota Steve Girsky, vice-presidente do conselho da General Motors.
“A aliança permanece forte com nosso foco em desenvolvimento conjunto de veículos, manufatura cruzada, compras e logística. Estamos fazendo progressos enquanto permanecemos abertos a novas oportunidades”, acrescentou Girsky.
Aparentemente, a venda deixa o caminho livre para uma possível associação acionária da PSA com a chinesa Dongfeng e o governo francês. Segundo informa a imprensa europeia, a companhia francesa teria aprovado um plano para vender essa participação aos dois novos sócios por preço 40% menor do que a cotação da ações da PSA no mercado.
Na mesma data, a PSA divulgou comunicado oficial anunciando avanços em sua parceria com a GM, informando que algumas partes do acordo foram alteradas “para simplificar a gestão da aliança”. Entre essas modificações, está a tolerância declarada da GM em relação à entrada de novos sócios na PSA, o que pelo acordo original resultaria no fim da parceria entre as duas companhias.
Ainda segundo a PSA, está confirmado o desenvolvimento conjunto com a GM de dois veículos baseados em plataformas da montadora francesa, um comercial leve compacto e um crossover médio. Os primeiros produtos da aliança deverão ser lançados no início de 2016. As empresas também confirmam o plano de manufatura cruzada: comerciais leves compactos de ambas as empresas serão fabricados em uma planta da GM em Zaragoza, Espanha, enquanto os novos crossover médios serão feitos pela Peugeot em Sochaux, a primeira e mais antiga fábrica em operação da PSA na França.
Envie para um amigo