Publicado em 02/12/2013
A promessa é de injeção de R$ 60 bilhões no país e calcula-se que para cada R$ 2 milhões investidos por uma montadora, seja necessária a admissão de um novo engenheiro. Atualmente existem 38 fábricas no Brasil que empregam em torno de 148 mil trabalhadores. Com tudo isso, os fabricantes encontram dificuldade para contratar engenheiros.
Para darem conta do Inovar-Auto, as montadoras precisão contratar entre 16 e 17 engenheiros por dia ou 6 mil por ano até 2017. Do total de empregados na indústria automobilística, apenas 5% ou 6% são engenheiros. Com as novas regras para o setor, será necessário ter pelo menos 10% do quadro geral. Isso sem contar o natural aumento do número de trabalhadores nas novas fábricas e ampliações.
O Brasil forma anualmente 40 mil engenheiros de 60 modalidades através de 3.045 cursos, mas a China tem 400 mil por ano, enquanto na Índia e na Coréia do Sul surgem 300 mil e 80 mil novos profissionais a cada ano, respectivamente.
Do total de formandos chineses, apenas 10% são engenheiros no Brasil, enquanto a China eles representam 38%. Aqui, 90% já saem da faculdade com emprego garantido, mas apenas 1/3 dos que atuam no mercado estão na área técnica, enquanto o restante ocupa cargos administrativos e financeiros.
No sentido de suprir a demanda por engenheipor profissionais qualificados na cadeia produtiva do setor automotivo no estado do Paraná, A Universidade Federal do Paraná criou o curso de Engenharia Automotiva. Serão abertas 40 vagas já no vestibular de 2015 e 80 nos anos seguintes.
Para a formatação deste novo curso foi formada uma comissão de professores das diversas áreas da engenharia. No momento a comissão está responsável pela construção da grade curricular do curso. Desde o início do processo de construção do curso a UFPR tem buscado apoios e parcerias, com o objetivo de tornar o curso mais próximo das demandas das empresas do setor. Neste sentido, será realizado em fevereiro de 2014 Workshop entre UFPR e engenheiros do setor automotivo para debaterem as disciplinas e seus conteúdos. Em breve mais informações neste blog.
Fonte: Ricardo de Oliveira, Notícias Automotivas
Envie para um amigo