Publicado em 29/11/2013
O Ford Focus terceira geração, o Volkswagen Jetta e o Ford Ecosportvendidos no Brasil receberam cinco estrelas
para os passageiros adultos nos crash testspromovidos pela Latin NCAP, programa independente de avaliação de
carros novos vendidos na América Latina e Caribe. Para quem senta no banco da frente desses veículos, portanto,
foi encontrado o nível máximo de segurança em caso de acidente. Trata-se da primeira vez que carros fabricados
na América Latina obtêm a nota máxima nos testes da Latin NCAP.
Outros dois modelos, o Chevrolet Malibu
e oHyundai HB20 receberam quatro estrelas para os passageiros adultos nos bancos da frente. A proteção para
crianças que viajam na cadeirinha no banco de trás, no entanto, como sempre deixou a desejar. O Ford Focus e
o VW Jetta conseguiram boas notas, quatro estrelas cada um. Ford Ecosport e Hyundai HB20 tiveram proteção apenas
mediana, com três estrelas. E o Malibu decepcionou, com uma estrela.
Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira como parte da quarta fase de testes da Latin NCAP com os veículos vendidos no mercado latino-americano. O Ecosport e o HB20 testados são fabricados no Brasil, o Jetta é fabricado no México e o Focus na Argentina – todos vendidos no mercado brasileiro. O Malibu é um modelo global, fabricado nos EUA.
Com critérios mais rígidos, a quarta fase já tinha dado nota zero para outros dois modelos à venda no Brasil, o Renault Clio e o Chevrolet Agile, em julho deste ano. Como ocorreu com o Clio e o Agile, a Latin NCAP só costuma testar as versões mais básicas dos modelos vendidos na América Latina, que geralmente vêm sem airbags. Este fator pesou negativamente na nota de muitas versões de entrada testadas pela entidade anteriormente, uma vez que os ocupantes da frente do veículo ficam muito expostos durante uma colisão.
Contudo, as montadoras podem patrocinar testes de versões superiores de seus modelos, que costumam vir com mais equipamentos de segurança e ter notas melhores. É o caso da atual safra de resultados, que engloba apenas testes patrocinados pelas marcas. O teste do Ecosport passou por uma atualização, uma vez que a Ford decidiu patrocinar o crash test lateral; e o HB20 foi testado novamente após a Hyundai fazer melhorias na segurança do modelo. Ambos os modelos já haviam passado por testes na terceira fase da Latin NCAP.
Nos crash tests da Latin NCAP, os veículos se chocam frontalmente com um objeto deformável, que representa outro veículo, a 64 km/h, segundo os padrões da Euro NCAP. Os bonecos (dummies) representam dois adultos no banco da frente e duas crianças no banco de trás, nas cadeirinhas recomendadas pelo fabricante, sendo uma de 18 meses e a outra de três anos.
Para receber cinco estrelas para os adultos, o carro precisa ser aprovado no teste de impacto lateral, além de oferecer freios ABS e lembretes para cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos padrão. Ganham pontos para a proteção infantil os modelos que oferecem o sistema de engate Isofix para cadeirinhas, que é mais seguro do que o sistema de engate com cinto.
No Brasil, o Isofix ainda não é certificado pelo Inmetro, mas esta situação deve mudar no ano que vem. Em função da ausência de certificação, são raros os carros que oferecem o Isofix por aqui, e não há cadeirinhas disponíveis com esse sistema. Em função disso, a maioria dos carros vendidos no Brasil obtiveram maus resultados para a proteção das crianças em seus crash tests, desde a primeira fase do Latin NCAP. Embora as cadeirinhas vendidas aqui atendam os requisitos nacionais, nos testes internacionais elas ainda deixam a desejar.
Fonte: Julia Wiltgen, Revista Exame.
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