Publicado em 19/11/2013
O IPEA apresentou no ultimo mês uma pesquisa que mostra que em média o brasileiro demora meia hora para se deslocar entre sua casa e o trabalho. Isso se dá devido ao aumento de automóveis por domicílio que pela primeira vez está presente em 54% das casas brasileiras. Esse número alarmante para o meio ambiente e para a mobilidade urbana exige das pessoas mais consciência e também soluções para o problema do trânsito que cada vez aumenta mais.
Muitas cidades atualmente já investem em cilofaixas e ciclovias para que o uso de transportes alternativos seja incentivado. Uma solução para aqueles que não querem usar automóveis, porém também não estão satisfeitos com a condição do transporte público, são os veículos elétricos. Cada vez mais populares no Brasil, são uma opção sustentável e também ótimos para atividades cotidianas.
Há no país hoje três tipos mais populares: a bicicleta elétrica, o skate elétrico e a patinete elétrica. “A vantagem dos veículos elétricos é que eles estão cada vez mais sendo desenvolvidos com tecnologia avançada, isso é, possuem fácil controle para pessoas de qualquer idade, estão mais seguros e de fácil abastecimento. Por exemplo, as bikes elétricas B.E.T. e as scooters elétricas – patinetes - da Two Dogs possuem bateria removível, que possibilita que a pessoa leve apenas a bateria para casa para recarga”, comenta Tairone Passos, diretor da Two Dogs, empresa especializada em veículos elétricos alternativos.
Os veículos elétricos duram cerca de duas horas com bateria completa e podem atingir até 40 KM/h. “Isso possibilita a pessoa fazer atividades cotidianas, como ir à academia, ao mercado e até ao trabalho de skate, de bike ou de scooter elétricos”. A scooter elétrica – patinete – ainda possui banco removível, que permite ir em pé ou sentado no caso de pessoas com mais idade. Todos os modelos possuem ainda controle de velocidade para o caso de ter crianças na família. O skate é controlado por controle wireless.
Segundo o diretor da Two Dogs, empresa referência no país em veículos sustentáveis, as vendas gerais no primeiro semestre de 2013 já superaram a expectativa de 30% prevista para o ano inteiro. Só no ano passado o crescimento geral das vendas da empresa que traz os produtos importado da China foi de 70% somando scooters, bikes e skates elétricos. Neste primeiro semestre as vendas foram 25% maiores de skate elétrico e 105% maior nas scooters – patinetes – elétricas, do que no mesmo período do ano passado.
“É um mercado em amplo crescimento. Pudemos percebemos ao longo desses anos trabalhando primeiro com o skate elétrico, depois com a scooter e agora com as bikes elétricas, que a demanda por veículos elétricos cresce de forma paralela ao de veículos como carros e motos. Isso acontece, pois os elétricos são usados para distâncias mais curtas e para atividades rotineiras”.
As scooter e as bicicletas elétricas se destacam por serem adequadas a pessoas de todas as idades e inclusive com tecnologia voltada à facilidade de manuseio. “A tecnologia e diminuição de peso das baterias têm ajudado muito para isso. Cada produto que trazemos conquista diferentes e variados públicos”, analisa Tairone.
Fonte: Redação Bem Paraná,
Envie para um amigo