Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Com nova marca, Volvo quer acelerar

Publicado em 13/11/2013

Safra recorde e renovação de frotas devem fazer de 2013 um dos melhores anos da história da montadora sueca no país

Em sua segunda visita ao Brasil em pouco mais de um ano, o sueco Olof Persson, presidente mundial do grupo Volvo, confirmou que pretende lançar uma segunda marca de caminhões no país para atuar em outras faixas de mercado, como médios e leves. Sem dar mais detalhes, o executivo diz que a questão de “como e quando” é estratégica para a empresa, mas que o Brasil está fortemente inserido nos planos de expansão do grupo.

O Brasil é hoje o segundo maior mercado da Volvo na área de caminhões, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2013, o forte crescimento das vendas de caminhões, embalado pela safra recorde e a renovação das frotas, deve terminar como o segundo melhor da história do grupo no país, atrás apenas de 2011.

De janeiro a outubro, a empresa emplacou 4,85 mil caminhões semipesados, 28,4% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas de caminhões pesados totalizaram 12,5 mil, 40,5% mais na mesma base de comparação.
Nesse segmento, a empresa perdeu a liderança para a também sueca Scania, mas o grupo mantém os planos de ser líder nas categorias acima de 16 toneladas, segundo Persson. Mesmo sem atuar em todos segmentos, a Volvo conseguiu ultrapassar a Ford no terceiro lugar no mercado total de caminhões no país, com 13,5% de participação em outubro.

Persson não revelou qual a nova marca será trazida ao Brasil. Mundialmente, além da Volvo, o grupo possui as marcas Renault Trucks, UD Trucks, Mack, Volvo Ônibus, Volvo Penta (motores marítimos), SDLG (maquinário pesado) e Volvo Equipamentos de Construção. Na área de caminhões médios e leves, a empresa terá que encarar marcas como MAN, dona da marca Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford.
O grupo lançou, no ano passado, um programa de investimentos de US$ 500 milhões até 2015, que prevê aumentar a gama de produtos, melhorar e ampliar as instalações em Curitiba e investir nas concessionárias. O número de revendas, segundo Persson deve passar de 75 para 100 até 2014.

Em entrevista na sede da empresa em Curitiba, o executivo evitou fazer previsões sobre a economia brasileira, mas ressaltou que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) influencia diretamente a venda de caminhões. “Mas vamos continuar a investir e enfrentar o quer que venha a ocorrer”. Segundo ele, “altos e baixos são parte da vida” e o resultado positivo da marca é resultado de investimentos em anos anteriores.

A Volvo quer continuar a crescer em um mercado que começa a ganhar concorrentes – como a americana DAF e a chinesa Sinotruck – e que recebe investimentos pesados de concorrentes que já estão aqui. Recentemente a Mercedes-Benz anunciou investimentos de R$ 1 bilhão no país para a área de caminhões e ônibus.

Fonte: Cristina Rios, Gazeta do Povo.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube