Publicado em 03/10/2013
A consultoria Interbrand divulgou na segunda-feira, 30, o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2013. AToyota se manteve por mais um ano como a de maior valor do setor automotivo. A japonesa aparece na 10ª posição da lista, atrás de Apple, Google, Coca-Cola, IBM, Microsoft, GE, Mcdonalds, Samsung e Intel, nesta ordem.
A Toyota apresentou valorização de 17% de 2012 para 2013, e é avaliada em US$ 35,3 bilhões. Segundo a Interbrand, o crescimento da montadora foi impulsionado pela recuperação da liderança global de vendas. O novo design do Corolla e a imagem positiva do híbrido Prius também colaboraram para o desempenho da marca.
Logo na 11º posição do ranking aparece mais uma empresa do setor, a Mercedes-Benz. A alemã, que lançou este ano o Classe S, teve 6% de valorização desde o ano passado, chegando a US$ 31,9 bilhões. No 12º posto ficou a BMW. Seu valor aumentou 10%, para 31,8 bilhões, graças a avanços de vendas em mercados como Estados Unidos e China.
Um pouco mais distante, na 20ª posição, a Honda teve 7% de valorização, avaliada em US$ 18,4 bilhões. A marca Volkswagen aparece no 34º posto da lista, com 20% de avanço, totalizando US$ 11,1 bilhões. Enquanto a norte-americana Ford, com a renovação global de seu portfólio, valorizou 15%, chegando a um valor de US$ 9,1 bilhões e ao 42º lugar.
A Hyundai, que segundo a Interbrand estabeleceu uma posição sólida no mercado global, conseguiu ficar entre as 50 maiores pela primeira vez. Na 43ª posição, seu valor atual é de US$ 9 bilhões. A marca tem se fortalecido por causa do sucesso do design de seus veículos e também devido a ações de marketing, como patrocínios da UEFA e da FIFA.
No total, 14 marcas do setor automotivo estão entre as 100 mais valiosas do mundo. A Porsche foi a que mais valorizou de 2012 para 2013: 26%, chegando a US$ 6,4 bilhões. E a Chevrolet foi a única que não avançou, mantendo-se estagnada com US$ 4,5 bilhões desde o ano passado.
Fonte: Camila Franco, AB
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