Publicado em 11/09/2013
Com o início do terceiro turno da fábrica de Piracicaba (SP), a Hyundai Motors do Brasil chegou ao limite de sua capacidade produtiva de 150 mil carros por ano. E, mesmo assim, não há previsão para o término das constantes filas de espera para os modelos da marca nacional. Uma nova fábrica poderia resolver o problema, mas, pelo menos a curto prazo, isso não é uma possibilidade para a marca, conforme um executivo da marca declarou ao R7 Carros no Salão de Frankfurt, na Alemanha.
Para Frank Ahrens, vice-presidente de comunicação global da Hyundai, a meta é manter a qualidade de seus produtos antes de ampliar sua capacidade produtiva — mesma justificativa, aliás, da "irmã" Kia, agora desimpedida judicialmente de fazer uma fábrica no Brasil.
— Piracicaba será nossa última fábrica completamente nova construída no mundo nos próximos anos. Isso, porém, não impede uma eventual ampliação da unidade
Ahrens afirmou que expansões em outras plantas da marca permitiram praticamente dobrar a produção de cada fábrica. Porém o executivo não confirmou se a sobrecarga de Piracicaba prejudicará a chegada de um quarto modelo (no caso, um SUV compacto) nacional.
O executivo revelou que o sucesso do HB20 foi uma surpresa para toda a diretoria da empresa, e que o foco da marca continuará a ser o mercado nacional. Com isso não há previsão de exportações do modelo para outros países nem sua eventual fabricação fora do Brasil
— Não somos uma marca de um carro só. Regionalizamos nossos produtos, criando modelos para a necessidade de cada mercado.
Nesta terça-feira (10) a Hyundai lançou na Europa o i10, um primo rico (e ligeiramente menor) do HB20.
Frank também afirmou que o mercado brasileiro continuará com "duas Hyundai", e que a marca não assumirá a importação dos modelos do grupo Caoa nos próximos anos. Contudo ele revelou que as duas empresas irão se aproximar mais, visando facilitar o atendimento dos clientes da HMB por parte da Caoa.
— Fizemos um acordo com o nosso importador e eles estão autorizados a vender HB20 em sua rede e também a oferecer assistência técnica da nossa família de compactos em suas revendas antes exclusivas.
O fluxo inverso, porém, não acontecerá: modelos como Tucson e ix35 continuarão com vendas e manutenção exclusiva do grupo Caoa.
Fonte: Rodrigo Ribeiro, do R7
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