Publicado em 07/08/2013
A General Motors retomou o título de maior fabricante do mundo através do segundo trimestre de 2013, e a Toyota caiu para o segundo lugar. É a primeira vez em seis trimestres que a Toyota perde a sua posição de topo, o que pode ser atribuído às vendas ligeiramente inferiores no Japão e um crescimento lento na China.
A liderança da GM não é, contudo, esmagadora. A Toyota vendeu 2,48 milhões de carros no segundo
trimestre de 2013 e a GM vendeu 2,49 milhões de carros.
As vendas da Toyota ainda estão estáveis,
mas as vendas no Japão caíram 8,4% durante o segundo trimestre. A queda não é inteiramente culpa
da Toyota. As vendas de automóveis no Japão têm vindo a cair lentamente durante a última década.
Até mesmo a concorrente Honda assistiu as vendas a caírem 14,6% no primeiro semestre do ano. A queda nas vendas
no Japão é atribuída ao envelhecimento da população, que não precisa de carros e
ao robusto sistema de transportes públicos do país.
Outro problema da Toyota pode ser o fato de ser japonesa, pelo menos para o mercado chinês. A disputa territorial entre a China e o Japão no ano passado prejudicou as vendas de automóveis japoneses na China. As vendas da Toyota cresceram 0,6% na China no segundo trimestre. Em comparação, a GM cresceu 12% e a VW cresceu 16% no mesmo período. Isso significa que, por enquanto, a Toyota tem de obter o seu crescimento noutros lugares para manter-se como uma das duas grandes fabricantes do mundo.
De janeiro a junho, a Toyota ainda lidera as vendas mundiais com 4.91 milhões de carros vendidos. A GM está em segundo lugar com 4,85 milhões de carros vendidos, e a Volkswagen está em terceiro lugar com 4,7 milhões de carros vendidos. A Toyota e a Volkswagen preveem vender 10 milhões de carros até o final do ano. Será a primeira vez na história que qualquer fabricante vendeu tantos carros.
Fonte: Autoviva
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