Publicado em 19/07/2013
A General Motors do Brasil confirmou oficialmente nesta noite o lançamento da nova geração do utilitário esportivo Chevrolet Tracker no país. As vendas começam em outubro nas concessionárias, segundo apurou Autoesporte. O modelo foi confirmado simultâneamente em evento realizado em São Paulo e em um comercial de TV. O Tracker chegará em oferta única de motorização, o 1.8 Ecotec de 140/144 cv e opção de câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas.
Ao contrário do antigo Tracker, a nova geração não será uma versão do Suzuki Gran Vitara, mas sim um projeto totalmente novo construído na mesma plataforma utilizada pelos modelos Cobalt, Onix e Prisma.
O novo Tracker será a principal aposta da GM no segundo semestre e tem a difícil tarefa de terminar com a soberania do Ford EcoSport no segmento dos utilitários esportivos compactos. O modelo é atualmente fabricado no México, de onde já é importado para a Argentina.A marca já preparou uma área especial de seu site para receber cadastros de interessados em saber mais sobre o início das vendas do Tracker.
A apresentação do novo Tracker aconteceu em grande evento realizado pela GM do Brasil. A marca realizou uma verdadeira festa para marcar a renovação de sua linha nos últimos 10 anos, assim como os próximos lançamentos. Além do Tracker, a marca também confirmou a chegada do novo Chevrolet Camaro até o fim do ano, conforme Autoesporte já havia adiantado. Para o presidente da GM no país, Jaime Ardilla, o momento registra o início de uma nova etapa da empresa, que será marcada pelo slogan "descubra novos caminhos".
O Tracker almeja liderar vendas em 140 países. Ele é vendido desde o fim de 2012 como Buick Encore nos EUA e como Opel Mokka e Chevrolet Trax na Europa. No Velho Continente, ele tem três opções de motores: 1.6 16V de 116 cv (gasolina), 1.4i Turbo de 142 cv (gasolina) e 1.7 VCDI de 132 cv (diesel). O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas, ambos com recurso start/stop.
Ainda na Europa, o Tracker tem controle de estabilidade e tração, freios ABS com função EBD, sistema de arranque em aclives e seis airbags. O sistema multimídia MyLink (que inclui navegador, entrada USB, Bluetooth e comando de voz), assim como o controle de cruzeiro e o ar-condicionado automático estão presentes nas configurações mais completas.
O Chevrolet Tracker começou sua história no Brasil em 2001, com o início das vendas com motor Peugeot 2.0 turbodiesel. Ele se tratava, na verdade, do Suzuki Gran Vitara vendido com a gravatinha da Chevrolet e algumas poucas modificações. Ambos os carros foram desenvolvidos em parceria entre as marcas japonesa e americana. As vendas aconteceram até 2004, mas apenas 1.812 unidades do modelo foram emplacadas no período.
Em 2007, ele voltou à cena com a intenção de competir pelo mercado dominado pelo EcoSport. Então, o Tracker passou a oferecer versões 4x2 e 4x4 com motor 2.0 16v a gasolina, capaz de desenvolver 128 cavalos de potência a 5.900 rpm e torque de 17,7 kgfm a 4.300 rpm. O sucesso não veio, e agora ele retorna renovado para enfrentar o mesmo oponente da Ford.
Fonte: por Ricardo Sant'anna e Alberto Cataldi, Autoesporte
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