Publicado em 11/07/2013
Segundo prévia da pesquisa Antes da TI, a Estratégia, realizada com 500 CIOs de companhias brasileiras, menos da metade dos executivos consultados considera que suas equipes já possuem número representativo de profissionais com domínio dos processos de negócios e atuação pró-ativa.
Para o CIO da General Motors do Brasil, Mauro Pinto, as instituições de ensino poderiam contribuir mais para completar essa lacuna. “Hoje, mesmo as boas universidades não preparam o profissional pensando num perfil de gestor”, avalia. Segundo ele, mesmo os iniciantes deveriam chegar ao mercado com 80% de conhecimento técnico e 20% de domínio gerencial.
Há um consenso de que isso só se adquire na prática, no dia a dia do trabalho com tecnologia. As maneiras
pelas quais os profissionais de TI passarão em seu cotidiano corporativo serão determinantes para se alcançar
essa conversão proposta pelo executivo. Muitas delas estão relacionadas com o convívio com outras áreas
de negócio, a fim de chegar ao profundo entendimento dos objetivos de cada departamento.
No caso da GM, até
os técnicos em informática percorrem todos os ambientes da fábrica para entenderem a responsabilidade
de cada ação dentro de sua alçada. Assim, uma queda de sistema ganha real impacto na consciência
do profissional – e ele pode tomar decisões mais embasadas.
Fonte: Information Week Bras
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