Publicado em 11/07/2013
Ontem, Bruxelas abriu a primeira disputa comercial contra a Rússia desde que o Kremlin aderiu à Organização Mundial do Comércio (OMC), no ano passado. A EU também irá questionar o Brasil. Em ambos os casos, o motivo é o mesmo: as barreiras para as exportações de veículos da Europa.
O caso contra o Kremlin tem um valor simbólico. Os governos europeus que por anos se queixavam das práticas comerciais de Vladimir Putin agora finalmente podem levar o assunto a um tribunal internacional e reconhecido pelos russos.
A queixa se refere a uma taxa que Moscou impõe sobre a entrada de carros usados. Moscou insiste que a medida tem um caráter ambiental.
Os russos garantem que seu Parlamento está avaliando uma lei para equalizar os impostos. Mas a Europa havia dado até o dia 1.º de julho para que isso ocorresse. Japão e EUA devem se aliar aos europeus na queixa.
No caso do Brasil, os europeus vão se aliar a japoneses para questionar uma vez mais a política de incentivos fiscais dados pelo governo brasileiro ao setor automotivo e que é considerado como discriminatório pelos países estrangeiros. O argumento é de que o Brasil faz uma diferenciação ao dar vantagens fiscais a quem produz com peças locais em comparação a quem usa peças estrangeiras nos carros.
Fonte: O Estado de S.Paulo
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