Publicado em 26/06/2013
Diálogo aberto, muita informação e proximidade. É a partir deste tripé que a Fiat constrói suas relações com os 22 mil funcionários que trabalham em suas unidades, com um índice de 1,31% de absenteísmo e com umturn over mensal de apenas 1%. As estratégias para atingir estes indicadores foram apresentadas pelo gerente executivo de Recursos Humanos da Fiat Industrial, André Lorenzini, na sede do Sistema Fiep. Lorenzini conversou com representantes da indústria paranaense a convite do Sinditextil, em parceria com outros 6 sindicatos – Sindirepa PR, Simov, Simpep, Sindivest, Sindibebidas e Sinduscon.
O executivo apresentou exemplos de práticas desenvolvidas na Fiat. Entre as ações, um bate-papo de 10 minutos entre o líder e até 25 trabalhadores, por turno, para que o gestor conheça melhor cada um. Segundo Lorenzini, é nestas conversas que o responsável pela equipe consegue proximidade, também, para informar com frequência a situação do setor, da própria indústria e até da economia mundial, suprindo uma necessidade que historicamente foi atendida pelos sindicatos trabalhistas.
“Com essa transparência, o colaborador sabe o que é viável quando chega a época do reajuste salarial”, explicou. Outra estratégia apresentada pelo gerente foi envolver o trabalhador nas decisões: “Deixe que a equipe participe. É importante que cada trabalhador se sinta responsável pelo resultado do negócio”.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo