Publicado em 10/06/2013
O motor de 1.4 litros TSI a gasolina da Volkswagen foi galardoado com o "Engine of the Year Award", prémio para o melhor motor do ano, pela sétima vez consecutiva na categoria entre 1.0 e 1.4 litros de cilindrada. Este galardão permite ao bloco 1.4 litros do fabricante germânico tornar-se o motor mais bem-sucedido na história de 15 anos desta competição internacional de tecnologia reservada a motorizações.
Nesta edição, a Volkswagen recebeu ainda o cobiçado prémio "Best New Award Engine" para
a tecnologia TSI em combinação com o Sistema de Gestão de Cilindros Ativa ACT. Este prémio reconhece
os melhores desenvolvimentos no capítulo dos motores durante os últimos 12 meses.
Os dois prémios foram recebidos pelo diretor de Desenvolvimento de Motores a Gasolina da Volkswagen, Rüdiger
Szengel, e pelo diretor de Desenvolvimento de Motores a Gasolina da série EA 211, Hermann Middendorf, numa cerimónia
realizada em Estugarda, na Alemanha.
Desde 2006, a Volkswagen recebeu um total de 12 troféus do “Engine of the Year” na sequência
dos sucessivos desenvolvimentos realizados no motor de 1.4 litros TSI (designado internamente por série EA 211): sete
vitórias na categoria, duas vitórias na classificação geral, dois prémios "Best New Engine”
e um galardão “Green Engine of the Year”. O júri, constituído por 87 jornalistas especialistas
do sector automóvel, concedeu uma sequência de históricas vitórias à tecnologia TSI. Ao
mesmo tempo, a Volkswagen iniciou uma nova era com a produção de motores equipados com uma das suas mais recentes
inovações: o bloco TSI com o Sistema de Gestão de Cilindros Ativa ACT.
A marca sedeada em Wolfsburg
sublinha ter sido o primeiro construtor do mundo a aplicar uma tecnologia de poupança de combustível com o Sistema
de Gestão de Cilindros Ativa ACT para os motores TSI de 4 cilindros, desde o ano passado. Uma tecnologia bem mais conhecida
em combinação com motores de 8 e 12 cilindros, a gestão ativa dos cilindros fez a sua estreia no motor
1.4 TSI de 140 cavalos dos Volkswagen Polo e Golf. A desativação temporária do segundo e do terceiro
cilindro possibilita, dependendo do modo de condução, uma redução do consumo de cerca de 0,5l/100
km, de acordo com o construtor alemão.
Quando o condutor pressiona o pedal do acelerador de uma forma mais forte, os cilindros 2 e 3 são novamente
ativados de uma maneira imperceptível. Apesar deste elevado grau de eficiência, o motor continua a ter um desempenho
suave, sem qualquer efeito negativo: o 1.4 TSI funciona de uma forma equilibrada, inclusive com dois cilindros, oferecendo
um andamento tão silencioso e com baixas vibrações como se estivessem ativadas as quatro câmaras
de combustão. Todos os processos de ligação mecânica acontecem numa única rotação
da árvore de cames. Dependendo do número de rotações, todo o processo acontece em escassos 13
a 36 milésimos de segundo.
Intervenções adicionais na ignição e na borboleta da válvula
suavizam as transições. Todos os componentes da gestão de cilindros ativa pesam três quilos no
total. As árvores de cames e os seus apoios foram integrados na cabeça e dois rolamentos reduzem a fricção
das árvores. De realçar que a desativação dos cilindros, no processo atualmente utilizado, apenas
é possível com o conceito TSI: injeção direta a gasolina e sobrealimentação. Nos
motores com sistemas de injeção atmosférica, pelo contrário, seriam produzidas anomalias nas áreas
da admissão de combustível, combustão e no controlo de emissões.
Em comparação com o seu antecessor, os valores de consumo de combustível e de emissões
de CO2 dos motores TSI foram reduzidos em 9%, em parte devido à diminuição do atrito interno, menor peso
e optimização da gestão térmica. No conjunto, a redução é superior a 15%,
em conjunto com o Sistema de Gestão de Cilindros Ativa ACT.
A Volkswagen assume-se como líder mundial na
estratégia de desenvolvimento para motores com injeção direta de combustível, tendo, até
agora, produzido mais de 3,8 milhões de motores TSI em cinco unidades de produção em todo o mundo. O
bloco TSI de 140 cavalos com a desativação automática de cilindros (ACT) já está disponível
no Polo e Golf.
Fonte: redação Luso Motores.
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