Publicado em 07/06/2013
As vendas da Ford no mês de maio, as melhores desde 2006, registraram um aumento de 14%, em relação ao mesmo mês do ano passado, com 246.585 unidades colocadas no mercado norte-americano, apenas 6.000 veículos a menos que a GM.
O grupo Chrysler vendeu 166.596 unidades em maio, um acréscimo de 11% em comparação com maio de 2012, o melhor maio da empresa nos últimos seis anos. A GM, por sua vez, teve um ganho da ordem de 3,1%, nas vendas no mês de maio, em relação a igual período de 2012, com um total de 252.894 veículos comercializados.
A Ford superou a Toyota por mais de 38 mil unidades. Ela vendeu mais de 70 mil F-series, pela primeira vez, em mais de seis anos. O SUV Escape, teve o melhor mês em 13 anos, desde o lançamento, com vendas 26,2% superiores, em relação a maio de 2012, com 29.123 unidades comercializadas. No total, de janeiro a maio deste ano, a Ford vendeu 1.054.819 veículos nos Estados Unidos.
As vendas das picapes F-Series, o veículo mais vendido nos Estados Unidos, subiram 30,6%, para 71.604 unidades, as melhores do mês de maio, desde 2005. A segunda colocada no ranking, a Silverado, da GM, vendeu 43.283 unidades em maio e cem mil veículos a menos que a F-Series, no acumulado do ano. O Fusion também colaborou com 10% de aumento nas vendas, terminando o mês de maio de 2013 como o melhor maio, desde o seu lançamento.
Os relatórios são sinais poderosos de que a recuperação gradual da economia americana é
cada vez mais ampla. É uma grande notícia para a indústria automobilística em geral.
Para Erich
Merkle, analista de vendas da Ford, a atual recuperação do mercado automotor e, em especial, da Ford é
que a empresa conseguiu um equilíbrio entre os produtos que disponibiliza aos consumidores nas concessionárias
da marca.
A Ford introduziu veículos pequenos e econômicos que agradaram o mercado americano e também ganha participação nos segmentos de utilitários e automóveis de maior porte. Dessa forma, as vendas da empresa estão crescendo em toda a gama de modelos que produz.
Dentro dessa perspectiva, abre-se a possibilidade da Ford introduzir o EcoSport, nos Estados Unidos, um veículo utilitário econômico que permitirá à empresa reduzir a média de consumo de combustível da gama de produtos que fabrica naquele país e melhor atender a rigorosa legislação americana em relação a consumo.
Embora a Ford negue, é perfeitamente cabível se imaginar o sucesso que o SUV urbano, que nasceu no Brasil, faria nos Estados Unidos pois é menor e mais leve que o Escape, o compacto que vendeu 127.932 unidades nos primeiros cinco meses de 2013.
Fonte: redação incorporativa pautas
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