Publicado em 21/05/2013
As vendas de veículos mostraram ritmo mais brando na primeira quinzena de maio. Com 163,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, houve redução de 3% na comparação com abril, considerando os 11 primeiros dias úteis de cada mês. Ainda assim, o volume mostra aumento de 6,6% ante o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados do Renavam foram divulgados pela Fenabrave na sexta-feira, 17.
A variação também é positiva no acumulado do ano, com expansão de quase 8%, para 1,32 milhão de veículos. Por enquanto, o crescimento das vendas está acima do projetado pela Anfavea para este ano. A associação dos fabricantes de veículos espera encerrar 2013 com elevação de 3,5% a 4,5% no volume de vendas sobre o ano passado, para até 3,97 milhões de unidades.
A média diária de emplacamentos diminuiu 2,6% na primeira quinzena de maio sobre igual intervalo de abril, mas ainda ficou em nível elevado, de 14,9 mil veículos/dia. As vendas de modelos leves somaram 155,6 mil unidades, em queda de 3% na comparação mensal e alta de 5,7% na anual. Os negócios no segmento de pesados caíram em igual proporção sobre a primeira metade de abril e cresceram 8% sobre o mesmo período de 2012, para 8,3 mil caminhões e ônibus.
Nos 11 primeiros dias úteis de maio a Fiat manteve a liderança no ranking de vendas. A Volkswagen perdeu a segunda posição para a General Motors e ficou em terceiro lugar. A Ford permaneceu como a quarta maior montadora do País em volume de vendas. A Hyundai aparece novamente em quinto lugar com o bom resultado das vendas da linha HB20, deixando a Renault na sexta colocação.
Fonte: G1
Envie para um amigo