Publicado em 22/04/2013
A briga dos carros subcompactos nacionais, modelos menores que os de pequeno porte à venda hoje como Gol e Palio, promete esquentar no País. Modernos, ágeis e econômicos, esses carrinhos vão popularizar um segmento que começou a ganhar espaço no Brasil, o do chamado veículo urbano. A francesa Renault acaba de anunciar que também se prepara para entrar na disputa.
O primeiro a chegar ao mercado será o Volkswagen up!, no segundo semestre. Em 2014, a Fiat lançará um subcompacto que está sendo desenvolvido em Betim (MG) e, no ano seguinte, a Ford terá o substituto do Ka. A General Motors estuda um modelo para esse segmento, que hoje teria preço na faixa R$ 25 mil.
Por enquanto, essa categoria é composta pelos importados de luxo Fiat 500, Smart (marca da Mercedes-Benz) e Mini (que pertence à BMW). Entre os fabricados localmente, Fiat Uno e Ford Ka entram na lista, mas, ao menos o segundo deles é defasado em relação aos concorrentes.
Automóveis desse segmento são considerados ideais para rodar nas grandes cidades, pela agilidade, facilidade no estacionamento e baixo consumo. "Vai ser difícil ser um grande player no Brasil sem estar nesse segmento", diz o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet. Ele afirma, contudo, que o produto da marca nesse nicho não chegará agora. "Nossa resposta no curto prazo é o Clio que, em preço, já atua no segmento". O modelo custa a partir de R$ 24,1 mil. As informações são do jornal
Com essas novidades, existe uma tendência para redução do peso dos veículos bem como da funcionalidade com possível redução da quantidade de pssageiros. Este aspecto interfere na variável de caractrísticas da frota, que pode iniciar um processo de renovação e diminiução de seus tamanhos.
Fonte: O Estado de S. Paulo.
Envie para um amigo