Publicado em 17/04/2013
A Automec, principal feira do setor de reposição automotiva, abriu as portas na terça-feira, 16. O evento acontece no Anhembi, em São Paulo, até o sábado, 20, e espera atrair público recorde de 70 mil pessoas. A mostra reúne mais de 1,1 mil marcas de autopeças em 72 mil metros quadrados de exposição. O evento é ferramenta para fomentar negócios no aftermarket, estimado em R$ 100 bilhões de reais, considerando a venda e distribuição de autopeças, os negócios nas concessionárias e nas 90 mil oficinas da rede independente. O momento de transformação para a indústria de autopeças também atrai a atenção para o evento.
Paulo Butori, presidente do Sindipeças, destacou na abertura da feira a importância do mercado de reposição para as fabricantes do setor. Segundo ele, o segmento absorve de 30% a 40% do fornecimento de autopeças das empresas instaladas no País, o restante atende a demanda das montadoras.
A Reed Exhibitons Alcantara Machado, organizadora da Automec, destaca a presença de organizações de 72 países. Ganha destaque, no entanto, a forte participação das empresas chinesas, que ocupam parte expressiva do pavilhão com seus pequenos estandes.
Apesar de ser a feira do afetermarket, o clima desta edição é influenciado pela expectativa de que as regulamentações pendentes do Inovar-Auto tragam soluções para a dificuldade de rastrear a origem das autopeças. “Essa é a medida mais importante do novo regime automotivo”, defende Butori. A impossibilidade de detectar de onde vêm os componentes que formam os sistemas é uma das barreiras à exigência de índices maiores de conteúdo nacional no novo regime automotivo.
Estimativa do Sindipeças para este ano aponta que as importações de autopeças para o Brasil podem somar R$ 34 bilhões. Do total, 65% serão trazidos pelas montadoras, 25% pelas sistemistas e o restante virá por meio de tradings e empresas que atendem o aftermarket. O presidente do Sindipeças destaca que, com os componentes importados ganhando espaço, cresce a importância do mercado de reposição para as fabricantes. O setor alimenta expectativas também para o Inovar-Peças, programa voltado à cadeia de suprimentos que está em gestação no governo.
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa, entidade que representa as oficinas do canal independente, voltou a abordar a importância da manutenção preventiva. “Nesse aspecto, é preciso que o consumidor retome hábitos de 20 ou 30 anos atrás, quando havia preocupação em fazer manutenção preventiva para não ficar sem o carro. Hoje, a facilidade de comunicação para pedir socorro em caso de problemas e os serviços oferecidos pela seguradora mudaram esse comportamento”, conta, destacando que a manutenção preventiva é mais barata do que a corretiva.
Outro desafio do setor é conseguir atender a demanda do mercado, acompanhando a evolução tecnológica dos componentes e oferecendo serviços para os cerca de 1,2 mil modelos e versões de carro zero a venda no Brasil atualmente. “O mecânico se vira e consegue consertar o carro”, garante.
A afirmação contradiz a reclamação de algumas empresas que atuam no aftermarket e acusam as montadoras e a rede de concessionárias de monopolizar as informações e manuais de reparação do carro. Além disso, o setor já manifestou que o avanço da eletrônica embarcada, que faz diagnóstico de falhas e defeitos nos automóveis dificulta ou até impede que o profissional da oficina independente faça a manutenção do veículo.
Bosch
A Bosch apresenta uma nova linha de equipamentos de softwares para diagnóstico e manutenção
de motores. Também em exposição no estande da empresa está seu portfólio de autopeças,
serviços e treinamentos.
Drift
A Drift trouxe para o evento 10 novos itens, incluindo eletroventiladores e corpo de borboleta. Além
disso a marca expõe novos reservatórios para água, gasolina, entre outros.
Mann+Hummel
Os visitantes da Automec poderão conhecer no estande da Mann+Hummel sua nova linha de filtros desenvolvida para
o mercado de reposição para veículos asiáticos. A linha contempla elementos filtrantes de ar,
filtros de óleo e combustível.
Magneti-Marelli
A Magneti-Marelli lança no evento
sua nova linha de equipamentos de diagnose, que conta com scaners, estações de emissões e de testes de
injetores de gasolina e diesel e a linha de sistema de carga. A empresa também trouxe para o evento sua nova gama de
pastilhas de freio com a marca Cofap, além de anunciar investimentos no aumento da linha de peças para motocicletas.
Reparação
Norton
A Norton apresenta soluções para o aumento da produtividade
nos processos de reparação automotiva. No segmento lixas, a empresa traz três novos itens voltados para
o desbaste e acabamento de materiais metálicos e produtos voltados para o acabamento de vidros automotivos.
Raven
Entre as principais novidades que a Raven traz para a Automec está o elevador pantográfico,
que apresenta como diferencial sua dimensão compacta e capacidade de carga.
Delphi
A Delphi apresenta na Automec uma nova solução que traz um conceito diferenciado de tecnologia para as oficinas:
a telemática. Por meio de um dispositivo acoplado ao veículo, o produto permite o monitoramento à distância
de valores veiculares como nível de consumo de combustível, regulagem do motor, posicionamento e diagnóstico.
Tudo wireless, as informações vão para o consumidor, para as oficinas e para as concessionárias.
Se o motorista encontra problemas em seu carro, um alerta pode ser direcionado para a oficina. Através dos dados
obtidos remotamente pelo aparelho, o reparador consegue gerar um diagnóstico preciso do problema e até mesmo
encomendar peças online.
Tecnicon
A Tecnicon trouxe para o evento uma solução
de gestão 100% web. O Tecnicon Business Suite faz conexão com todos os bancos de dados e servidores, além
de operar em todos os dispositivos (desktop, smartphone e tablete).
Serviço
Automec – 11ª
Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 16 a 20 de abril de 2013
Horário:
10h00 às 19h00 – Sábado, das 9h00 às 17h00
Local: Pavilhão de Exposições
do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP
Fonte: Giovanna Riato, Automotive Business
Envie para um amigo