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Cerato passa a ser flex e está mais moderno

Publicado em 15/04/2013

A terceira geração do Cerato já está disponível nas autorizadas Kia do Brasil

Com preço sugerido de R$ 67.400 (câmbio manual) e de R$ 71.900 com o automático, o sedã cresceu, adotou a nova identidade visual da marca sul-coreana e ganhou credenciais para brigar no concorrido segmento de médios.

Com a missão de voltar a ser o carro-chefe da Kia no País, o Cerato traz de série volante multifuncional, sensor de obstáculos na dianteira e traseira, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, freios ABS e air bag frontal duplo.

A vida a bordo ficou mais confortável, já que o entre-eixos está maior, o que se traduz em bom espaço para pernas de quem viaja no banco de trás. Ali, dois adultos vão bem acomodados. Por dentro há qualidade no acabamento e os comandos estão todos à mão.

A suspensão ficou mais firme, sem excessos. Por isso, promove conforto ao rodar e, na comparação com o modelo anterior, filtra melhor os impactos com o piso.

O Cerato passa a ter motor 1.6 flexível igual ao do Soul. Com gasolina, gera 122 cv de potência e 16 mkgf de torque. Ao usar etanol, são 128 cv e 16,5 mkgf, respectivamente.

Na prática, o sedã ficou grande - e pesado - demais para o conjunto mecânico. O trem de força satisfaz, mas não oferece grande agilidade. O câmbio automático de seis marchas, assim como o manual, tem boas relações, mas trabalha o tempo todo para tentar suprir a deficiência do motor.

O modelo sul-coreano, que já era bom na geração anterior, melhorou em muitos quesitos e atrai pelo visual elegante.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido - R$ 71.900
Motor - 1.6, 4 cil., 16V, flexível
Potência * - 128 cv a 6.000 rpm
Torque * - 16,5 mkgf a 5.000 rpm
Câmbio - Automático, 6 marchas
Porta-malas - 421 litros
Peso - 1.205 quilos
( * Dados com etanol )

Fonte: KIA

Já o preço só seria justificável se o Cerato fosse equipado com um propulsor mais forte, como 1.8 ou 2.0, a exemplo dos rivais Chevrolet Cruze, Toyota Corolla e Honda Civic, por exemplo. Uma boa opção seria o 2.0 flexível de 178 cv que passará a equipar o "primo" Hyundai Elantra.

Fonte:  José Antonio Leme, Agência Estado

clique para ampliar clique para ampliarCerato (Foto: Divulgação)
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