Publicado em 25/03/2013
A pouco menos de um ano de entrarem em vigor as resoluções 380 e 395 do Contran, que estabelecem o uso obrigatório de ABS em todos os veículos zero-quilômetro vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2014, 39% dos automóveis nacionais ainda saem de fábrica sem o sistema antitravamento de rodas. É o que aponta um levantamento realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) com veículos de 45 montadoras, totalizando 319 modelos em mais de 920 versões disponíveis no mercado brasileiro.
Mas no caso dos carros importados vendidos no País a situação é bem diferente. De acordo com o estudo, com 42 montadoras que oferecem 221 modelos em 590 versões, 91% têm ABS de série e 70% são equipados ainda com ESP, o sistema de controle de estabilidade. “Devido às exigências dos padrões internacionais, é natural que os índices sejam mais elevados nessa categoria”, justifica Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi.
O Cesvi analisou cada segmento. No de hatches compactos, responsável por cerca de 57% das vendas em 2012, 54% das versões têm ABS de série. Isso significa que, dentre as 122 versões dos 26 modelos pesquisados, pouco mais da metade possui o acessório como item de fábrica. Porém, mais de um quarto (27%) não possui o item disponível nem como opcional. Além disso, nenhum oferece ESP.
O porcentual é igual para o segmento de sedãs compactos: 54% possuem o sistema antitravamento, sendo que em 22% deles o sistema não está disponível nem como opcional. O ESP nesse segmento também está fora do pacote.
Na categoria de sedãs médios, que representa uma fatia de 8,5% das vendas de veículos de passeio, a situação é um pouco melhor. Quase todas as versões (99%) possuem ABS de série, e não há nenhum carro sem o item pelo menos como opcional. Melhora também para o ESP, que atinge mais da metade das 66 versões dos 21 modelos pesquisados das 20 montadoras analisadas.
Fonte:Redação, Automotive Business
Envie para um amigo