Publicado em 20/03/2013
A Volkswagen, maior montadora de veículos da Europa, estimou na segunda-feira crescimento de cerca de 2 por cento
nas vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil este ano, afirmou o presidente da companhia no país, Thomas
Schmall.
Se confirmado, este será o mais fraco crescimento de vendas do mercado brasileiro em uma década
para veículos de passageiros, destacando um momento desafiador para a quarta maior montadora do mundo, que tem no Brasil
um elemento importante de seu plano global de crescimento.
Em 2012, as vendas do segmento cresceram 6 por cento, dentro das expectativas de Schmall, que havia previsto em outubro
expansão do mercado de automóveis e comerciais leves entre 6 e 7 por cento no ano passado.
Uma frágil
recuperação econômica e fim de incentivos fiscais têm pesado sobre a demanda por carros novos no
Brasil depois de uma explosão do consumo que dobrou as vendas nos últimos cinco anos.
Schmall disse que as novas regras do novo regime automotivo para encorajar mais pesquisa e desenvolvimento no país devem impulsionar os planos de investimentos da Volkswagen no Brasil, mas a expansão de fábricas como a de Taubaté (SP) vai depender das vendas.
"O projeto (em Taubaté) é bom, mas depende do mercado", disse Schmall a jornalistas em um evento que apresentou
Pelé como porta-voz da Volkswagen no Brasil.
"Não vejo grandes crescimentos neste ano... As vendas de março
serão um indicador-chave", afirmou.
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