Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Consumidor está menos satisfeito com indústria automotiva

Publicado em 18/03/2013

Índice que mede satisfação recua de 63,2% em janeiro para 60,2% em fevereiro

A satisfação dos consumidores com a indústria automotiva registrou queda de 3 pontos porcentuais, de 63,2% em janeiro para 60,2% em fevereiro, aponta o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, que analisa mensalmente 96 empresas de 24 setores da economia. No índice geral de satisfação, o indicador fechou o mês passado com retração de 0,6 ponto porcentual, para 43,4%.

Segundo o estudo, a queda na satisfação se deve a fatores como roubos e assaltos envolvendo veículos e as campanhas publicitárias divulgadas no período, que não agradaram a maioria dos consumidores. A pesquisa aponta para três propagandas de diferentes marcas, sem citar quais são, que geraram centenas de comentários negativos nas redes sociais. Para avaliar o setor automotivo, o INSC analisa a impressão do consumidor sobre as quatro marcas líderes de mercado: Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen.

O indicador colhe dados levantados exclusivamente na internet. O índice registrou em fevereiro queda de 17 dos 24 setores pesquisados:

- lojas de departamento: 61,6% (-2 pontos porcentuais)
- indústria automobilística: 60,2% (-3 pontos)
- bebidas: 82,6% (-1,1 ponto)
- personal care: 76,1% (-2 pontos)
- alimentos: 72,4% (-4,5 pontos)
- eletroeletrônicos: 60,4% (-0,3 ponto)
- indústria farmacêutica: 73,3% (-2,5 pontos)
- saneamento básico: 38,8% (-1,4 ponto)
- energia elétrica: 26,9% (-0,7 ponto)
- indústria digital: 67,7% (-0,2 ponto)
- gás: 53,1% (-3,2 pontos)
- seguradoras: 63,9% (-2,3 pontos)
- telefonia fixa: 38,6% (-2,3 pontos)
- bens de consumo: 67,4% (-3,1 pontos)
- hospitais e laboratórios: 57,3% (-10,3 pontos)
- transportes metropolitanos: 31,6% (-3,8 pontos)
- telecom: 23,6% (-6 pontos)

Setores analisados que registraram alta na satisfação:

- supermercados: 75,5% (+3,8 pontos)
- vestuário: 75,5% (+1,5 ponto)
- construtoras: 52,4% (+7,3 pontos)
- convênios médicos: 58,3% (+10,2 pontos)
- aviação: 64,3% (+2,4 pontos)
- drogarias: 77,9% (+0,1 ponto)
- bancos: 47,1% (+4,7 pontos).

Fonte: Redação Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube