Publicado em 15/03/2013
Os compactos A1 e A3 agora contam com a tecnologia de desativação de cilindros nos motores 1.4 TFSI.
Segundo a montadora, o segundo e o terceiro cilindros param de funcionar em condições específicas, como quando o motor não está sendo totalmente exigido ou em velocidades de cruzeiro - em uma estrada a 120 km/h, por exemplo. O motor deve estar entre 1.400 rpm e 4.000 rpm, enquanto o torque se situa entre 2,5 mkgf e 7,6 mkgf. Os dois cilindros voltam a funcionar prontamente quando o motorista pisa fundo no acelerador.
O motor 1.4 TFSI entrega 142 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 25,5 mkgf entre 1.500 rpm e 3.500 rpm. Na linha A1, os modelos A1 e A1 Sportback usam transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas, permitindo que o A1 três portas acelere de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos - na Sportback o tempo sobe para oito segundos. Segundo a montadora, o A1 Sportback tem consumo médio de 21,2 km/l e emite 109 gramas por quilômetro rodado.
No caso do A3, o câmbio é manual de seis marchas, resultando em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 e 8,4 segundos, nos casos dos modelos com três e cinco portas, respectivamente. O A3 também é bastante frugal, fazendo 20,8 km/l e emitindo 112 gramas de CO2 por quilômetro rodado.
Fonte: Vitor Matsubara, Quatro Rodas
Envie para um amigo