Publicado em 11/03/2013
O sistema funciona com sensores, que conseguem identificar quando pedestres se colocam no caminho do carro. Operando da mesma forma que um radar, eles são colocados na dianteira do automóvel e emitem ondas de rádio para ler o caminho. Há uma câmera, fixada em um dos retrovisores que, acionada via software, procura identificar se o objeto oferece riscos.
Quando um pedestre aparece inadvertidamente no percurso, um software analisa o risco e, se o motorista não puser o pé no freio, o carro para sozinho. Este sistema funciona em tempo real e não pode ser desligado. Para evitar problemas de mal funcionamento dos sensores, causando brecadas automáticas desagradáveis, a Volvo refinou o software para que ele tenha mais capacidade de julgar os riscos. Além disso, antes de disparar os freios, o carro emite um aviso no painel para chamar a atenção do condutor.
De acordo com a Volvo, além de detectar pedestres e ciclistas, o sistema deve ser capaz de perceber carros na mesma faixa de tráfego. Segundo a fabricante sueca, a tecnologia estará presente em todos os carros da marca a partir de maio.
Fonte: Filipe Garrett, TechTudo
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